Banner do Blog

Bolo perfeito de banana caramelada da Joyce

Imagem do post

Promessa é dívida. A gente apresentou a Joyce Galvão e anunciou que ela será nossa professora de bolos, é verdade. Mas todo curso começa com material didático, certo? O nosso é uma receita. Nos posts seguintes, Joyce vai explicar os porquês deste Bolo de Banana Caramelada, que ela gosta de chamar de “meu bolo perfeito de banana”.

Leia aqui: Joyce Galvão sabe tudo sobre bolos

“Se eu precisasse fazer uma lista com os 10 melhores bolos do mundo, ou pelo menos do meu mundo, certamente incluiria este, que ganha a gente pelo aroma”, diz ela. Mas pra que a mágica aconteça, este preparo deve ter massa fofa, porém com estrutura. A calda de açúcar também tem lá seus segredos e a escolha das bananas não pode ser negligenciada. Isso tudo vai ser tema dos posts seguintes, acompanhe pelo Pitadas. Vamos estudar essa receita?

Meu bolo perfeito de banana caramelada
Tempo de preparo: 15 minutos + 15 minutos para a calda + 45 minutos no forno Serve: 12 pessoas

Para a calda e cobertura
1 xícara (chá) / 200 g açúcar refinado
½ xícara (chá) / 125 ml de água
5 a 6 bananas nanicas

Modo de preparo
1. Corte as bananas em rodelas de 1,5 cm.

2. Numa panela, junte o açúcar e a água e misture até o açúcar dissolver, agitando a água o mínimo possível.

3. Leve ao fogo médio, até caramelizar, cerca de 15 a 20 minutos. Com a presença de líquido, o açúcar pode cristalizar – isso é uma mudança física normal causada pela agitação. Se acontecer, não se desespere: basta continuar com o fogo baixo, até que o açúcar derreta novamente e caramelize. Se ainda assim as bordas continuarem queimando ou cristalizando, passe um pincel de cerdas macias com um pouco de água na parte de dentro da panela, evitando o contato do pincel com a calda. Isso impede o açúcar queime e atrapalhe todo o processo.

4. Transfira imediatamente para uma fôrma redonda de cerca de 30 cm de diâmetro e gire até cobrir fundo e laterais.

5. Com cuidado para não se queimar, disponha as bananas preenchendo o fundo da fôrma.

Para a massa
200 g manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara (chá) / 200 g açúcar refinado
1 ¼ de xícara (chá) / 200 g farinha de trigo
½ xícara (chá) / 60 g farinha de nozes
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de rum
4 ovos

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), 10 minutos antes de começar a receita. Numa tigela, misture a farinha de trigo, a de nozes e o fermento. Leve uma chaleira com água ao fogo baixo (essa água será usada para fazer um banho-maria).

2. Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata até criar um creme fofo e esbranquiçado.

3. Junte os ovos, um a um, e bata bem entre cada adição.

4. Regue com o rum. Em seguida, adicione os ingredientes secos e bata apenas para misturar.

5. Transfira a massa para a fôrma preparada. Coloque a fôrma dentro e uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Regue a assadeira com a água fervente para assar o bolo em banho-maria. Feche o forno e deixe assar por 45 minutos.

6. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Para desenformar, coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Caso o bolo esfrie completamente na fôrma, antes de desenformar, coloque em banho-maria para que o caramelo derreta.

Joyce Galvão é boleira, proprietária da All About Cakes, empresa especializada em bolos especiais por encomenda. Paulistana com alma carioca, ela conta que bolo de banana traz no sabor a lembrança da Eunice, outra cozinheira de mão cheia, que preparava o bolo para recebê-la nas visitas aos parentes no Rio de Janeiro. “Para mim, ele sempre vem recheado de sorrisos largos e abraços apertados.”

Foto: Ricardo Toscani

Receitas relacionadas
Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar