Brandade de... Sardinha!

Brandade de... Sardinha!
Compartilhe

Por Pitadas - 20 de maio de 2014


Sardinha é prática! Além de deliciosa, poderosa na alimentação e acessível. Por isso é que além do macarrão com sardinha e limão (veja o link ao final do texto), a gente vai fazer repeteco do ingrediente com uma ideia de brandade.

Brandade é um prato francês, muito popular no sul da França. Depois passou a ser conhecida na Espanha e em Portugal e recebeu algumas adaptações. A mais popular leva bacalhau e é servida como entrada. A nossa? Leva sardinha! E não é que funciona?

Experimente servir como petisco, com fatias de pão. Fica uma delícia!

Brandade de sardinha
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 10 minutos + 35 minutos na panela

Ingredientes
2 batatas grandes
2 dentes de alho
1 lata de sardinha em conserva de azeite
½ colher (chá) de pimenta caiena
½ colher (chá) de páprica doce
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
1 colher (sopa) de azeite
folhas de salsinha
sal a gosto

Modo de preparo
1. Encha uma panela média com água fria.

2. Descasque as batatas e corte em pedaços médios. Transfira para a panela com água para que elas não oxidem e escureçam.

3. Descasque os dentes de alho e junte à panela. Misture também 1 colher (chá) de sal e leve a panela ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem macias (espete com um garfo para verificar o ponto).

4. Reserve 2/3 de xícara (chá) da água do cozimento das batatas e escorra o restante. Passe as batatas com os dentes de alho ainda quentes por um espremedor, na mesma panela. Regue com a água do cozimento e misture bem.

5. Abra a lata de sardinha, transfira os peixes para um prato e reserve o azeite da lata. Com uma pinça ou garfinho, descarte a espinha central e quebre o peixe em lascas. Junte ao purê de batatas e volte ao fogo baixo, apenas para incorporar. Acrescente o azeite reservado e tempere com sal, pimenta caiena, páprica e as raspas de limão.

5. Misture delicadamente e desligue o fogo. Transfira para uma travessa ou tigela bonita, salpique as folhas de salsinha e regue com um fio de azeite. Sirva a seguir.

Veja mais posts da semana do Peixe:

Macarrão com sardinha e limão

Mesa azul para servir peixe

Foto: Ricardo Toscani