Cardápio de segunda: legume no macarrão

Cardápio de segunda: legume no macarrão
Compartilhe

Por Pitadas - 28 de setembro de 2015


Ou você é mestre em planejamento, ou você, como a maioria das pessoas que cuidam do cardápio de casa, tem uns momentinhos de falta crônica de inspiração. Ora, ora, estamos aqui pra ajudar: até o fim de outubro, vai ter ideia de cardápio toda segunda-feira aqui no blog Pitadas. Nesta semana em especial, a gente vai falar de legumes. Uma coisa junta com a outra e...

...Antes de começar, vai uma pergunta: por que será que criança detesta legumes? Bem, é uma generalização, claro. Mas essa birra infantil com os alimentos que a natureza dá às vezes cria raízes e vira uma árvore bem grandona, de galhos indomáveis: eis um adulto que não come legumes.

É o caso lá em casa? Então aproveite esta pitada: o macarrão de forno com legumes "escondidos" é uma maneira eficiente para fazer os pequenos comerem de forma mais saudável (e alguns adultos menos atentos também).

Na foto você vê o macarrão de forno com abóbora. O prato italiano costuma ter 100% de sucesso com a plateia infantil – se for numa segunda-feira, então, ninguém vai acreditar, por isso é investimento seguro. Valem as versões com abobrinha, ervilha fresca, cenoura, tomatinho, espinafre. Por que não tudo junto, para fazer um macarrão de forno alla primavera?

Pra ninguém pensar que é festa de segunda a segunda, vale atacar com uma entrada tradicional da Mãe que Cuida da Alimentação dos Filhos: a salada, claro. Já que a semana é de legumes, a gente escolheu a salada de abobrinha com hortelã. A pitada pra deixá-la atraente é o jeito de cortar: usando um descascador de legumes você consegue criar fatias finas no sentido do comprimento. Folhas de hortelã vão deixar tudo bem fresquinho.

Essa mesa tá ficando com um colorido lindo. Então complete com uma jarra de suco de melancia com limão – o vermelho é vibrante e a combinação de frutas refresca a alma!

Foto: Editora Panelinha