Castanha-de-caju perfumada

Castanha-de-caju perfumada
Compartilhe

Por Pitadas - 24 de fevereiro de 2014


Quem não gosta de castanha-de-caju, bom sujeito não é. Ou pelo menos não está lendo este texto. Mas, sem brincadeiras agora: se você aprecia o fruto do caju e pretende curtir o Carnaval à moda do Pitadas – a saber: com drinques charmosos e petiscos bem temperados –, vai adorar este post.

Nestes dias que antecedem o feriado, a gente vai publicar uma receita de drinque e uma de petisco, todos os dias, entre segunda e sexta. O primeiro belisco foi escolhido para combinar com o Caju Amigo, tema do post que abriu a semana. Escolhemos uma castanha-de-caju (bem) temperada em casa.

Confira aqui a receita do Caju Amigo

Fizemos um verdadeiro carnaval: misturamos castanha-de-caju (já torrada e salgada) com curry, banana-passa, raspas de laranja e pimenta-da-jamaica. E deu samba bom. Na hora de servir, brinque com a decoração usando tigelinhas diferentes, mas que tenham algo em comum, como um padrão de estampa, ou as memas cores.

Castanha de caju perfumada
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 5 minutos + 10 para assar

Ingredientes
2 xícaras (chá) de castanha-de-caju
½ colher (chá) de raspas de laranja
¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica
½ colher (chá) de curry
¼ de xícara (chá) de banana passa picada
1 colher (sopa) de óleo de canola

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 160 °C (temperatura baixa).

2. Numa tigela, coloque a castanha e o óleo e misture bem com uma colher de modo a envolver todas elas. Junte as raspas de laranja, a pimenta-da-jamaica e o curry.

3. Espalhe as castanhas temperadas numa assadeira antiaderente retangular grande e leve ao forno por 5 minutos. Retire a assadeira e mexa, chacoalhando em movimentos de vaivém. Volte ao forno e deixe por mais 5 minutos.

4. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar antes de passar para potinhos e, então, servir.

Foto: Ricardo Toscani