Banner do Blog

Do congelador para a panela: feijão maravilha

Imagem do post

Essa semana o blog Pitadas descongelou a praticidade para facilitar o seu dia a dia na cozinha. E quer ajuda melhor do que feijão congelado, esperando apenas um bom refogado para ficar com gosto de fresquinho? Na hora de cozinhar, faça sempre a mais para ter em horas estratégicas. É um ótimo truque de economia doméstica.

Congela e descongela!
1.Depois de cozinhar o feijão, separe em porções: quatro conchas, por exemplo, são suficientes para uma pessoa comer em dois dias.

2. Escreva na tampa a quantidade e a data em que foi feito. No congelador, o feijão dura até 3 meses.

3. Como todo líquido congelado, o conteúdo vai aumentar de volume. Por isso, nunca encha o pote até a boca.

4. Para descongelar é só deixar na geladeira da noite para o dia. Mas se não der para se programar, como o feijão foi congelado com o caldo, dá para ir direto para a panela. Enquanto ele descongela, em uma frigideira, prepare o refogado.

Refogado básico para de quatro conchas de feijão:
No fogo baixo, aqueça um pouco de azeite, o suficiente para dourar meia cebola picada. Cuidado para não queimar! Caso contrário, a cebola deixa o feijão com gosto amargo. Quando ela começar a murchar, acrescente sal e pimenta a gosto, 1 alho picado, e misture bem. O alho cozinha muito mais rápido que a cebola, por isso eles nunca vão para a panela ao mesmo tempo.

Acrescente 1 concha de feijão com um pouco de caldo e amasse os grãos com a ajuda de uma colher ou da própria concha - este purezinho ajuda a engrossar o caldo do feijão! Deixe no fogo até o caldo fiçar no ponto desejado (quanto mais tempo, mais grosso fica).

Quer caprichar?
Quem quiser incrementar o refogado, o Pitadas selecionou alguns ingredientes extras que podem ajudar a dar um gostinho a mais. A cenoura picadinha, por exemplo, dará uma adocicada no feijão. O tomate, além de gosto, também dará cor.

Bacon ou linguiça também são boas opções, mas a ordem do refogado muda um pouco. Eles deverão ser os primeiros a serem colocados na panela, e a quantidade de azeite também será menor, já que tanto o bacon como a linguiça possuem gordura. Quando a carne começar a dourar, inclua a cebola. Se o bacon ou a linguiça queimar, o feijão ficará com gosto amargo.

Veja o último post do especial 'Do Congelador para a Panela':
Salsinha fresca em cubos

Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar