Banner do Blog

Em pó: cacau x chocolate x achocolatado

Imagem do post

Não adiantar contestar. O blog Pitadas vai adoçar a sua vida na marra nos próximos dias - na Páscoa pode, vai?. Já parou pra se perguntar a diferença entre cacau e chocolate em pó? E achocolatado, sabe o que é?

Cacau em pó
Existem dois tipos: o natural, que a gente acha mais fácil no supermercado, e o alcalino, conhecido internacionalmente como dutch cocoa. O cacau em pó tem a textura mais fina e é sem açúcar, ótimo para controlar a quantidade de doçura nas receitas.

Ao preparar brigadeiro, por exemplo, prefira o cacau em pó - ou o chocolate puro do cacau em barra derretido. Como a receita já leva leite condensado, que é super doce, dispensamos esta dose extra de açúcar.

Veja a receita do brigadeiro de colher feito com cacau em pó

Chocolate em pó x Achocolatado
A grande diferença entre o cacau em pó e o chocolate em pó é que, o segundo, leva 50% de açúcar na composição. No entanto, ele é bem menos doce do que achocolatado, composto por quase 70% de açúcar - em algumas marcas, o índice de açúcar chega a 90%.

Na hora de preparar o leite das crianças, por exemplo, escolha o chocolate, mais concentrado, e esqueça de uma vez por todas o achocolatado. É só dosar quantidades menores e adoçar a gosto. Desta maneira você educa o paladar infantil a comer menos açúcar!

Derrete na boca: trufas de chocolate!

Vamos recapitular?
- Cacau em pó é mais fino e não leva açúcar na composição.
- Chocolate em pó é a mistura do cacau em pó (50%) com açúcar (50%).
- E achocolatado… Jamé!

Foto: Gilberto Oliveira Jr./Editora Panelinha

Receitas relacionadas
Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar