Banner do Blog

Feijão preto com leite de coco

Imagem do post

O feijão é de uma versatilidade admirável. Já notou? Ele topa entrar em pratos quentes, em preparos frios, com ou sem caldo, amassado, batido, apimentado, salgado… E até doce, como gostam de fazer os japoneses. Muda o país, muda a cultura, e o grão cumpre seu papel com a maior dignidade.

No Brasil, há variações aqui e ali: a feijoada, o tutu, o feijão de todo dia, o baião de dois, o feijão tropeiro. Mas e do feijão de coco, você já ouviu falar? Foram os baianos que inventaram de misturar feijão com leite de coco, depois bater no liquidificador e comer com moqueca.

Para quem nunca ouviu falar nessa mistura, a ideia pode parecer, a princípio, estranha. Mas não é que dá muito certo? A gente fez algumas adaptações e se saiu com uma receita de feijão preto com leite de coco (que não é batido), ótimo para dar cara nova ao feijão de todo dia – e que cairia igualmente bem com um peixe, já que o leite de coco adocica o prato, que ainda ainda leva coentro e temperinhos mais.

Feijão preto com leite de coco
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 2 a 10 horas de remolho + 50 minutos de preparo

Ingredientes
1 xícara (chá) de feijão preto
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada fino
1 tomate sem sementes cortado em cubinhos
½ xícara (chá) de leite de coco
¼ de xícara (chá) de folhas de coentro (meça pressionando na xícara)
2 talos de cebolinha verde
1 folha de louro
¼ de linguiça calabresa defumada
sal a gosto

Modo de preparo
1. Se você não gosta do feijão se desfazendo, pode deixar os grãos de molho por apenas 2 horas, em bastante água. Caso contrário, deixe da noite para o dia e troque a água pelo menos uma vez.

2. Na sequência, coloque na panela de pressão o feijão escorrido, a folha de louro e junte 4 xícaras (chá) de água. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.

3. Enquanto o feijão cozinha, lave e seque as folhas de coentro, os talos de cebolinha e pique fino. Depois, prepare o refogado: leve ao fogo médio uma panela grande com o azeite; quando aquecer, junte a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente os tomates, o coentro e a cebolinha picados e refogue por mais 5 minutos.

4. Quando a pressão da panela tiver saído por completo, ou seja, quando não fizer mais barulho ao levantar a válvula, retire a tampa e junte o feijão cozido com o caldo à panela com o refogado.

5. Volte a panela do refogado ao fogo médio, acrescente a linguiça, tempere com sal e misture bem. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até o caldo engrossar. Junte o leite de coco e cozinhe por mais 5 minutos antes de servir.

Foto: Ricardo Toscani

Receitas relacionadas
Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar