Massa fresca: prepare e abra a massa

Massa fresca: prepare e abra a massa
Compartilhe

Por Pitadas - 16 de fevereiro de 2016


Vamos começar a brincadeira? Nesta semana, o blog Pitadas ensina a preparar massa fresca caseira. Só tem vantagem: com a receita, você pode fazer de talharim a lasanha; sai mais barato, é mais saboroso do que a massa seca, cozinha mais rápido e nem precisa ter utensílio específico – a não ser um rolo de macarrão.

Leia o primeiro post do especial Massa fresca caseira do Pitadas

De posse dos três ingredientes básicos – farinha de trigo, ovos e sal –, é hora de partir para o preparo. Esta é a receita de macarrão caseiro. Leia todos os passos antes de começar pois é importante respeitar todos eles. Por exemplo: a massa precisa ser bem trabalhada – os ingredientes precisam ser superbem misturados – e isso leva coisa de 15 minutos. É bastante. Depois de tanto vaivém, amassa e estica, a massa precisa descansar (e você também, vai...) – este passo é essencial na hora de abrir a massa. Trinta minutos paradinha e pronto: está pronta para ser aberta. A pitada é dividir a bola de massa em quatro pedaços, o que vai garantir um macarrão mais fino: 2 mm é a conta. Cada pedaço deve ser aberto de modo a formar um retângulo comprido: dali sairão os fios de macarrão. Força nesse rolo!



Falando nele: o rolo de mármore é superpesado e ajuda a assentar a massa. Não precisa ser este rolo – ele é, inclusive, mais caro (mas fica bem lindão na foto, não fica?) –; o que importa é esticar pra valer, assim a massa fica mais delicada (leia-se: mais gostoso de comer e uma apresentação mais bonita).



Não subestime o poder do trigo: a cada vez que você polvilha a bancada e a assadeira onde ficarão os fios de macarrão, está ajudando a massa a ser manipulada e a não grudar. Parece bastante trigo – e é. Mas é necessário.

No próximo post a gente vai ver como cortar o macarrão em diferentes formatos.

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani