Molhos para churrasco

Molhos para churrasco
Compartilhe

Por Pitadas - 24 de junho de 2014


Churrasco bom tem que ter acompanhamento gostoso. A farofa é um clássico, assim como o pão francês. No Centro-Oeste, por exemplo, não pode faltar mandioca cozida, sabia? Geleia de pimenta, maionese e arroz são outras opções nacionais. Mas nada disso diminui a importância de um bom molho! Geralmente, é o vinagrete.

Sempre vinagrete? Não precisa. Preparamos 3 sugestões de receitas, para todos os gostos. O tomate do vinagrete pode ser trocado pelo morango, como a gente fez. Ele é acompanhado por cebola, azeite, vinagre branco, balsâmico, manjericão e sal! Ficou superbom.

Para quem gosta de um molho mais sofisticado, a nossa sugestão é o molho barbecue, que geralmente acompanha costelas em restaurantes de influência americana ou australiana. O sabor defumado combina muito bem com carnes e legumes, como os que utilizamos nos espetinhos do post de segunda-feira (veja os links ao final do texto).

Ah, o molho chimichurri é um tem-que-ter das mesas argentinas! Ele é uma mistura de ervas com azeite, que recebem um toque de vinagre. A base tradicional é feita com salsinha e orégano, mas você pode incrementar com os temperos que preferir. Veja abaixo as nossas receitas.

Molhos para churrasco
Serve: 4 pessoas
Tempo de preparo: 10 minutos

Vinagrete de morango

Ingredientes
1 xícara (chá) de morango
1 colher (sopa) de cebola picada fino
½ xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (chá) de manjericão picado
¼ de colher (chá) de sal

Modo de preparo
1. Descarte os cabinhos dos morangos e transfira a fruta para um escorredor. Passe por água corrente e deixe escorrer.

2. Numa tigela, junte o azeite, o vinagre balsâmico e o branco e, com um garfo ou batedor de arame pequeno, misture bem.

3. Corte o morango em cubos pequenos e transfira para a tigela com o molho. Adicione a cebola e o manjericão picados e tempere com o sal. Misture delicadamente e reserve na geladeira até a hora de servir.


Molho Barbecue

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
¼ de xícara (chá) de cebola picada em cubos
⅓ de xícara (chá) de vinagre branco
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
¾ de xícara (chá) de ketchup
1 folha de louro
¼ de colher (chá) de pimenta chilli em pó
1 colher (sopa) de pó de café

Modo de preparo
1. Leve uma panela com o óleo ao fogo médio. Quando aquecer, junte a cebola e refogue até ficar dourada (cerca de 3 minutos), mexendo de vez em quando para que não queime.

2. Adicione à panela o açúcar e o vinagre e mexa até ferver. Junte o molho inglês, o ketchup, a folha de louro, a pimenta e o café e misture bem. Quando voltar a ferver, diminua o fogo para baixo e cozinhe por mais 5 minutos.

3. Desligue o fogo e passe o molho por uma peneira fina. Transfira para uma molheira e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir.


Molho Chimichurri

Ingredientes
⅓ de xícara de chá de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
½ colher (sopa) de orégano seco
½ colher (sopa) de mistura de salsa e cebola secas
1 colher (chá) de pimenta malagueta seca
¼ de colher (chá) de sal

Modo de preparo
Num pote de vidro com tampa, coloque o azeite, o vinagre, o óregano, a salsa e cebola secas, a pimenta malagueta e o sal. Tampe bem e chacoalhe o pote para misturar os ingredientes.


Veja os posts do especial Churrasco de apê:

Espetinho misto: de carne, frango e porco

Churrasco de apartamento: comece temperando bem!

Foto: Ricardo Toscani