Que graça! Risoni com salmão no prato principal

Que graça! Risoni com salmão no prato principal
Compartilhe

Por Pitadas - 12 de março de 2014


Quando você quer receber alguém, o que prepara? A Graça Seligman faz questão de pensar em pratos práticos, de preparo rápido, feitos com ingredientes de boa qualidade. Quando recebeu a equipe do Pitadas, serviu uma saladinha esperta de entrada, como você já viu aqui (confira os links anteriores ao final do texto), e uma massa pra lá de saborosa como prato principal.

Além de facílima, a massa que ela nos ensina hoje no blog é bem versátil, já que pode ser servida quente ou em temperatura ambiente. Afinal, a única coisa que vai para a panela nesta receita é o macarrão – num dia de receber mais sofisticado, o prato também vale como entrada/salada, em porções menores.

Não se assuste com a quantidade de azeite desta saudável receita: ele funciona como o molho, impede que a massa grude, e, na divisão de porções, não fica exagerado. Prefira a cebolinha francesa neste caso. Ela tem gosto delicado, muito mais delicado que o da cebolinha normal. Misturada com o salmão defumado, fica especial!

Risoni com salmão defumado e cebolinha francesa
Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes
500 g de macarrão do tipo risoni
200 g de salmão defumado
½ xícara (chá) de cebolinha francesa
1 xícara (chá) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1. Leve uma panela grande com 4 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal ao fogo alto.

2. Enquanto a água esquenta, com uma tesoura corte o salmão em tiras e as tiras, em cubinhos. Transfira para uma tigela.

3. Segure um punhado de cebolinha sobre uma tigela e, com a com a mesma tesoura, corte os talos em pedaços de cerca de 0,5 cm. Meça ½ xícara (chá) e transfira para a tigela com o salmão. Regue com o azeite e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Misture bem e reserve na geladeira.

4. Quando a água ferver, coloque o risoni para cozinhar por 6 minutos, para que ele fique “al dente”. Escorra a água e transfira o macarrão para uma tigela. Misture o salmão temperado e verifique o sabor. Se necessário, ajuste o sal e sirva a seguir.

Os posts do especial Que Graça!:

Louças azuis dão clima praiano à mesa e decoram a cozinha

Colatura, o ingrediente secreto da Graça

Folhas picantes e molho perfumado na saladinha

Invadimos a cozinha da Graça Seligman

Foto: Graça Seligman