Fava, extrato, essência: nem tudo que brilha é baunilha

Fava, extrato, essência: nem tudo que brilha é baunilha
Compartilhe

Por Pitadas - 25 de julho de 2017


Bastante presente em sobremesas, a baunilha é uma orquídea trepadeira natural da América Central e México. Seu fruto, em formato de fava, é colhido verde e passa por um processo de cura e secagem que o deixa marrom e com sabor acentuado. Esse processo é longo e a reprodução deste tipo de orquídea é difícil, o que explica o preço ser salgado, diferente do gosto doce, complexo e delicado.


Nas receitas do Panelinha geralmente a baunilha vai em extrato, um composto feito de fava, água e álcool que pode conter açúcar ou não. Não é em qualquer mercado que você encontra esse ingrediente, a gente sabe. O que não falta nas prateleiras é a essência, que é mais barata mas não leva baunilha na composição, é feita de substâncias criadas quimicamente para replicar o sabor original.


O fato é que usar baunilha de verdade muda completamente - e para melhor - a receita. Quando o ingrediente não for protagonista do prato, vá de extrato, ele é ótimo para bolos, tortas, biscoitos. Quando a baunilha é um dos elementos principais, como no caso de um sorvete, um creme inglês ou um creme de confeiteiro caprichado, vale comprar fava e usar as sementes. Depois você aproveita o que sobrou para saborizar açúcar, sal, aromatizar o ambiente. Vai ter cheiro e gosto de baunilha por muito tempo em casa.

Amanhã tem mais.