AGENDA DE LANÇAMENTOS

AGENDA DE LANÇAMENTOS
Compartilhe

Por Rita Lobo - 26 de agosto de 2015


Quem me segue nas redes sociais, ou é fã das redes da @editoraPanelinha, já deve saber que o Cozinha Prática virou livro. A gente não se cansa de contar! Mas eu ainda não tinha falado nada por aqui: estava esperando a agenda de lançamentos ficar pronta – não é fácil conciliar tudo, viu?!

É que, além de apresentar e produzir o Cozinha Prática, e escrever e editar os meus livros (já são seis!), dirijo o Panelinha, que hoje é site, editora e produtora de televisão. Claro que tem uma equipe incrível trabalhando comigo, mas a minha rotina não é mole, não! Por isso, organizar o calendário do segundo semestre foi uma espécie de quebra-cabeça. Mas eu tinha que achar datas para vários lançamentos, porque são importantíssimos para mim. Sabe por quê? São a única oportunidade que tenho de conhecer, pessoalmente, o público. É olho no olho, beijo e abraço. Diferente de carinha feliz, corações e outros emojis.

COZINHA PRÁTICA: VEJA ONDE COMPRAR PELA INTERNET

Os fãs vivem querendo fazer aula; as empresas querem palestras; as marcas querem participação nos eventos. Mas nenhuma dessas atividades faz parte da minha agenda. Por quê? Daria para dizer que é por falta de tempo. Mas a resposta mais precisa é que é por excesso de foco. O meu trabalho é 100% dedicado à criação de conteúdo – seja digital, audiovisual ou editorial –, pois esse foi o melhor jeito que encontrei para ensinar o maior número de pessoas a cozinhar. Eu realmente acredito que a vida de quem cozinha é melhor – mais saudável, mais saborosa, mais livre. E, depois de 15 anos de Panelinha, posso dizer que milhares de pessoas já aprenderam a cozinhar com as minhas receitas.

Olha que curioso: eu me sinto fazendo parte do dia a dia de muita, mas muita gente, mesmo. Mas só nos encontramos pessoalmente nos lançamentos dos meus livros. (Ou andando nas ruas do meu bairro. Isso também acontece diariamente!)

Já vou contar detalhadamente sobre os lançamentos, mas, antes, você não quer saber o que vai encontrar no livro? Resposta rápida: um curso de culinária completo. É bem mais do que um livro de receitas. Você vai ter à mão em um único lugar todas as técnicas culinárias, dicas de economia doméstica, sugestões de utensílios indispensáveis e, claro, as receitas que eu apresentei na temporada #desgourmetiza do programa Cozinha Prática.

Os capítulos
Assim como no programa do GNT, também organizei os capítulos do livro por ingredientes. Arroz, feijão, carne-seca, frango, ervas frescas, banana, entre outros alimentos básicos da mesa brasileira. E, na hora de adaptar o conteúdo da televisão para o livro, mantive a mesma didática. Isso quer dizer que as técnicas culinárias estão contextualizadas nas receitas. Seria tentador fazer um capítulo só de técnicas, mas eu não acredito que a pessoa aprenda a teoria sem a prática. É por isso que a informação sobre o uso correto da panela de pressão fica ao lado da receita de feijão e os tipos de cestos para cozimento a vapor estão colados nas receitas de peixe.

A pessoa só aprende a cozinhar de verdade quando entende os porquês por trás de cada passo, seja uma técnica de corte ou de cozimento ou até o uso adequado de um utensílio. Mas e se você não lembrar se aprendeu a grelhar no capítulo do frango ou no da carne? Ah, eu tenho cabeça de internet, gente! Está tudo muito bem sinalizado e indexado no livro. São vários índices: de técnicas culinárias, de economia doméstica e também de utensílios indispensáveis. E, claro, o de receitas e o remissivo.

Além das preparações que você viu na televisão, acrescentei pelo menos uma receita extra por capítulo. No total, são 60 preparações para variar no dia a dia, doces e salgados, do pão até a sobremesa!

Agora, me diga, lembra qual a melhor maneira de conservar ervas frescas? E como congelar (e descongelar) o feijão? Pois todas as minhas dicas de economia doméstica estão explicadinhas no livro, de forma didática, para facilitar a sua vida na cozinha e ajudar você a poupar dinheiro.

É ou não é um curso de culinária? Garanto que até quem não sabe ferver água para o café vai se virar muito bem na cozinha. E quem já banca o chef no fim de semana vai melhorar as próprias habilidades com um pouco de técnicas profissionais, adaptadas para a cozinha de casa.

Agora, sim, vamos à agenda de lançamentos? Eu espero encontrar você em algum deles!