Arroz doce perfumado com cardamomo

Arroz doce perfumado com cardamomo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de maio de 2013


Imagine uma mulher muito chique, dona de uma elegância oriental, talvez indiana, certamente um pouco exótica para os nossos padrões, e, ao mesmo tempo, engraçadíssima, com tiradas apimentadas, uma gargalhada contagiante. Certamente essa combinação de características não seria muito comum. Mas é exatamente assim que imagino o cardamomo, se a especiaria fosse uma pessoa. Ok, talvez a analogia não seja das melhores. Mas também não dá para dizer que ele seja apenas uma baga medicinal, da família do gengibre, com propriedades digestivas e expectorantes — é isso que você vai encontrar numa busca rápida no Google. Que injustiça! Quem nunca experimentou vai ficar com a impressão errada do cardamomo. Expectorante...

Uma pequena confissão antes de chegarmos à receita aí da foto, um kheer, ou arroz doce indiano, adaptado ao cotidiano brasileiro. O meu primeiro perfume da vida foi o Blenheim Bouquet, da marca inglesa Penhaligon's. Essencialmente, ele tem cheiro de cardamomo. Mas só descobri isso quando comecei a cozinhar. Por isso, antes mesmo de conhecer o sabor do cardamomo, já gostava do jeitão dele.

Segunda confissão. Meu marido é quem prepara o café todas as manhãs. Sempre o mesmo ritual: água no fogo, grãos no moedor elétrico, 3 minutos na extração francesa e lá vem ele com a nossa bandejinha de café na cama. No fim de semana, porém, somente à tarde, ele junta aos grãos as sementes de duas bagas de cardamomo. Que perfume delicioso! (Não sei por que ainda não fiz nenhuma receita com esse café.) Que homem pode ser mais elegante do que esse?

Agora, sim, você já sabe que por trás do meu apresso ao sabor e ao aroma do cardamomo há questões afetivas. Mas não é por isso que ele transforma um trivial arroz doce numa sobremesa sedutora, divertida, perfumada, ideal para colorir um dia cinzento, para animar um jantar cotidiano ou simplesmente para dar cara de festa à festa.

A questão é que o cardamomo não é muito comum nas nossas cozinhas. Talvez justamente você viva cozinhando com ele, mas boa parte dos leitores, se resolver preparar a receita a seguir, vai ter que fazer algum tipo de investimento — e não me refiro apenas aos R$ 14 que um saquinho com 12 gramas de cardamomo em baga vai custar, mas também ao tempo de mercado, de cozimento e, talvez, você nem goste de cardamomo! Já quem é da turma que gosta de comida perfumada, de água de rosas, de canela em prato salgado, de comida indiana, de café turco (e mesmo assim nunca levou para casa um pacotinho de cardamomo?) tem grandes chances de ficar feliz com essa receita.

Antes de colocar a mão na massa, talvez você deva saber o seguinte: não compre cardamomo em pó, por mais sedutora que seja a praticidade das sementes já moídas. Elas perdem o aroma e o sabor num piscar de olhos.

Arroz doce perfumado com cardamomo
Serve 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos + 2 horas na geladeira, se quiser servir gelado

Um detalhe: se onde você mora também está friozinho, experimente servir a sobremesa quente. Fica divina! Se tiver pistache em casa, pique grosso e polvilhe sobre o arroz pronto.

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz
½ lata de leite condensado
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de água
casca de 1 laranja
1 canela em rama
2 cravos da índia
canela em pó a gosto
5 bagas de cardamomo bem verdes (coloque mais se estiverem envelhecendo e perdendo a cor)

Modo de preparo

1. Lave o arroz e deixe escorrer numa peneira ou escorredor. Num pilão, soque levemente as bagas.

2. Numa panela, junte o leite, a água, o arroz, o sal, a casca de laranja, a canela, o cravo e as bagas de cardamomo. Leve ao fogo alto, mexendo sempre. Quando começar a ferver, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Acrescente o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo. Se quiser servir frio, espere amornar e leve à geladeira antes de servir. Se quiser servir quente, deixe cozinhar mais 5 minutos e sirva a seguir. Ou aqueça na hora de servir.

Foto: Gilberto Oliveira Jr