Caldinha para o bolo de chocolate

Caldinha para o bolo de chocolate
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de agosto de 2010


Oi, Rita, tudo bem?

Faz tempo que estou ensaiando para te escrever, mas dessa vez não podia deixar passar.

Já fiz várias receitas suas, elas sempre funcionam e são super práticas.


Acontece que eu moro na Cidade do México, que está a 2.300 metros de altitude, e as minhas receitas de bolo, aqui, não costumam dar muito certo, ficam secas, esfarelentas, um caos. Por isso, quando fiz o bolo de chocolate, resolvi tentar algo novo para driblar os efeitos da altitude no meu bolo: usei cacau em pó e misturei gotas (chips) de chocolate amargo à massa do bolo já pronta para ir ao forno.

Qual não foi minha surpresa ao provar o bolo: ficou perfeito, leve, macio, úmido e com um sabor acentuado a cacau. Sem falar na cor linda do bolo depois de assado: completa mente negro! Nem passou perto dos desastres que às vezes ocorrem na minha cozinha quando tento assar um bolo nessas terras altas. Servi o bolo de chocolate com framboesas frescas e foi um sucesso absoluto. Meus amigos até pediram um pedacinho de bolo para levar para casa!

Queria te agradecer pelas dicas maravilhosas postadas no seu blog e compartilhar contigo meu bem sucedido experimento culinário!
Um super beijo,

Fernanda Ubeda

Fernanda, que bom receber seu e-mail. Gosto muito de saber o que os leitores aqui do site estão fazendo, querendo, cozinhando, pensando. Por isso, considero a leitura dos e-mails essencial para o meu trabalho. Tem gente querendo aprender a cozinhar para proporcionar uma alimentação mais saudável para os filhos, outros querem se livrar da cozinha e passar a tarefa para os filhos crescidos, tem gente com dúvidas culinárias específicas, outras querem conselhos profissionais e, dentro do possível, vou respondendo. Só não respondo quem pede para eu enviar receita por e-mail. Ué, não pode entrar no site, procurar e imprimir, ou copiar?

Por outro lado, fico emocionada quando alguém escreve por escrever, como você, que só queria dividir uma boa experiência. Acho sensacional poder responder ao seu e-mail, como se fossemos velhas amigas que trocam receitas. Eu ainda quero promover um encontro entre leitoras. O problema é que tem gente espalhada pelo mundo todo...

A Letícia, outra leitora aqui do blog, me escreveu o seguinte:

Oi, Rita

Meu bolo de chocolate tem quase a mesma receita que o seu! A diferença é que coloco uma xícara de café ao invés de água pura. Experimente, fica sensacional!
Um grande abraço! Sou fãzaça do site!

Ontem fiz o bolo novamente. Letícia, não tive coragem de usar uma xícara inteira de café. Tenho certeza que fica bom. Mas achei que meus pequenos não iriam gostar. Também não tive coragem de não experimentar. Então usei meio a meio. Ficou incrível. Além disso, resolvi fazer uma caldinha bem simples, ligeirinha, sem grandes volumes. Ficou muito boa.

(Como não imaginei que fosse postar a receita, acabei não fotografando. Mas, para ilustrar, resolvi colocar uma foto minha. Ela registra um momento muito feliz da minha vida. A Dora, minha filhota que hoje tem 5 anos, tinha acabado de nascer. E eu passava o dia fazendo bolo para as minhas amigas que iam me visitar aos montes. De certa maneira, continuo fazendo isso, só que a visita aqui é virtual.)

Caldinha ligeira para bolo

Esta quantidade não é para alagar o prato nem cobrir o bolo inteirinho. Acho que fica mais delicado, mais na medida.

Ingredientes

100 g de chocolate meio-amargo
½ xícara (chá) de água
50 g de manteiga
2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo

Quando tirar o bolo do forno, coloque todos os ingredientes numa panelinha. Leve ao fogo médio e, quando começar a borbulhar, abaixe. Sem parar de mexer, cozinhe por 10 minutos. Vai ser o tempo de virar o bolo no prato. Deixe a calda esfriar por 5 minutos e regue sobre o bolo.