Chocolate gelado para o verão

Chocolate gelado para o verão
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de fevereiro de 2014


Luciana Lobo é colunista convidada e assina semanalmente os posts Só Chocolate. Na coluna de hoje, ela entrega uma receita para driblar o calor.

E este calor? Enquanto as altas temperaturas não passam, aqui vai uma receita nova. Se no inverno a gente toma chocolate quente, no verão… Chocolate gelado. Este é fácil e rápido de fazer. O segredo é usar um bom chocolate em barra amargo e fazer uma ganache que será a base da preparação.

O melhor de tudo é que dá para ajustar o sabor enquanto você está fazendo. Bata no liquidificador, experimente e ajuste o que precisar. Solte a imaginação!

Chocolate gelado
Faz 2 copos longos
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
½ xícara (chá) de creme de leite de caixinha (sem soro)
¾ de xícara (chá) de chocolate amargo picado
1 xícara (chá) de leite
5 pedras de gelo
2 colheres (sopa) de creme de avelã com cacau

Modo de Preparo
1. Numa tigela de vidro, leve com o chocolate picado ao micro-ondas por 30 segundos. Com uma espátula, mexa bem até ficar uniforme (se necessário, leve ao micro-ondas por mais 30 segundos).

2. Junte o creme de leite à tigela e misture bem, até ficar cremoso.

3. Com as costas de uma colher, espalhe ½ colher (sopa) do creme de chocolate dentro de cada copo.

4. No liquidificador, bata o creme de chocolate amargo restante com o leite por 30 segundos. Junte o gelo e bata mais um pouco.

5. Junte o creme de avelã com cacau e pulse para misturar. Agora é a hora de provar a bebida: se quiser mais doce, acrescente mais 1 colher (sopa) de creme de avelã. Complete os copos com o chocolate gelado e sirva a seguir.

Dica: No lugar do creme de avelã com cacau, pode também adicionar uma dose de café forte e 1 colher (sopa) de açúcar. Fica uma espécie de cappuccino gelado. Divino!