Cozinha Prática: Graça

Cozinha Prática: Graça
Compartilhe

Por Rita Lobo - 26 de setembro de 2016


Uma cozinha azul – apesar das paredes cinza, dos armários brancos e dos móveis de madeira. O azul da cozinha da Graça Seligman, que a gente visita juntos no sexto episódio do Cozinha Prática, está no piso! O que era para ser apenas um detalhe toma conta do cômodo todo, que é integrado com a sala (e o piso continua azul por lá também). A cor volta a aparecer no fundo dos armários e até nas louças, que ficam aparentes dependendo de onde estão as portas de correr dos armários, que sempre deixam um ou outro nicho descoberto.

Nesse ambiente contemporâneo, fresco, iluminado, com quadros na parede e louças bem escolhidas, a Graça, que é uma super cozinheira prepara pratos no estilo “all’ultimo minuto”, ou seja, de última hora. Como? Ela mantém na despensa e na geladeira bons ingredientes, como massa, parmesão e azeite, tomates e ervas frescas. Ela aprendeu a pensar dessa forma quando morou em Roma, e considera esse melhor método para deixar a cozinha mais prática. Além disso, Graça adora receber amigos em casa. Gosta tanto que tem duas meses de jantar na cozinha: uma ao lado da outra, para poder cozinhar e receber ao mesmo tempo.

Mesmo quando ela combina com os amigos de sair pra jantar, o programa começa ali na cozinha da Graça, com um drinque e um petisco, para depois seguir para o restaurante. Foi desse gracioso ritual da Graça que tirei a inspiração para as receitas deste episódio.



As receitas do episódio
E vamos de quê? Vamos de limoncello spritz, um drinque refrescante e elegante. E, de quebra, você vai aprender a preparar o licor de limão-siciliano, superitaliano, no episódio. Para acompanhar a bebida, um petisco elegante, que sai rapidinho (como a Graça ensinou!), feito com bons ingredientes – e que alimenta: tartar de salmão. Uma posta é o suficiente para preparar os canapés de peixe cru e fresco, que ficam uma delícia.

Mais sobre o episódio: veja os looks que vesti neste programa e fique ligado no blog na quarta-feira: tem post com painel de estilo, para você aplicar em casa as melhores dicas de decoração e organização inspiradas pela cozinha.


Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani e Gilberto Oliveira Jr.