Massa saudável

Massa saudável
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de julho de 2012


No Cozinha Prática desta semana você vai rever o primeiro episódio da temporada! Foi incrível para mim ver tanta gente fazendo o mesmo prato, como a @crisparigio, que tuitou a foto que ilustra este post. Ficou igual ao do programa, #orgulho!

O talharim com brócolis assado ao alho e óleo, uma receita saudável e saborosa, que fica pronta num palito, foi o prato principal. Mas quem disputou as glórias pau a pau com a receita foi tábua de bambu.

Muita gente escreveu para saber a marca da minha para comprar uma igual. Mas eu prefiro não indicar, por dois motivos: não conheço todas as disponíveis no mercado e seria injusto só falar das que tenho. E, além do mais, cada um tem as suas necessidades e possibilidades. Mas dá para dizer que as mais fininhas, leves, são ótimas para quem não tem muito espaço; e as pranchas, mais robustas, que podem morar sobre a bancada da cozinha, são pau pra toda obra. Elas enfeitam e dão alma para cozinha. Há uma boa variedade de opções, nacionais e importadas. Uma tábua de cerca de 40 x 30 cm, com espessuras variadas, pode custar de R$ 36,90 a R$ 379,00. Não dá para dizer que sejam exatamente o mesmo produto, mas isso mostra que há opções para todos os bolsos.


 Voltando à receita, você vai ver que o brócolis combina superbem com macarrão e deixa a massa leve e saborosa. A única questão é que não gosto do cheiro dele cozinhando na água. Por isso, testei uma versão assada com azeite e sálvia. O resultado é surpreendente: além de perfumado, fica crocante. Delícia total. E também dá para utilizar essa técnica com outros legumes, como abobrinha, repolho, berinjela, cenoura, tomate e abóbora. Todos combinam com macarrão.

Para dar um toque de glamour na finalização, mostro um jeitinho bem charmoso de servir o talharim. Com a ajuda de um garfão e de uma colher de arroz, enrolo o macarrão como se fosse um babyliss e coloco sobre o prato. Fica lindo!

Neste episódio você também vê:

Truque culinário: legumes assados
Utensílio indispensável: tábua de bambu
Vitrine: refratários cheios de estilo
Ingrediente curinga: um bom queijo parmesão faz toda a diferença
Biblioteca: 'Regras da Comida', de Michel Pollan, Editora Intrínseca
Trilha sonora:

Música: I was made for you
Intérprete: She & Him

Música: Pra Alegrar O Meu Dia
Intérprete: Tiê

Música: Past In Present
Intérprete: Feist

Música: Don't Be Cruel
Intérprete: Elvis Presley and The Jordanaires

quinta – 18h45 /21h15
sexta – 08h45 / 13h15
sábado – 12h