Mingau de chocolate da Vó Rita

Mingau de chocolate da Vó Rita
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de maio de 2014


Luciana Lobo é colunista convidada do Blog da Rita e assina semanalmente a coluna Só Chocolate. Leia o texto de hoje para aprender a fazer um mingau de chocolate

O Dia das Mães está chegando e me lembrei da nossa querida avó Maria Rita (avó da Rita Lobo, minha e da alcateia toda). Éramos muitos netos e as férias de verão eram passadas em Ubatuba, na praia do Lázaro. Era lá que a vó Rita fazia algumas de suas especialidades gastronômicas (as três netas chefs tiveram a que puxar!), mas no meio da tarde era hora do mingau. E que delícia de mingau! Ela não gostava de receitas grandes; preferia fazer várias vezes de pouquinho para não desandar. E o mingau de chocolate era concorrido.

Uma curiosidade: ela sempre servia em prato de sopa, assim o mingau esfriava mais rápido, e nós não nos queimávamos. Também tinha todo um ritual para comer. A vovó nos ensinou a começar pelas bordas, que esfriam primeiro. Com as costas da colher, espalhávamos o mingau gradativamente do centro para a borda, e assim íamos comendo. Esfriava na medida certa: quando chegávamos ao centro do prato, o mingau ainda estava quentinho.

Passados tantos anos, como estamos em uma era de receitas mais saudáveis, fiz aqui duas alterações na receita original: substituí chocolate em pó por cacau em pó, que tem menos açúcar; salpiquei nibs de cacau picado para decorar e deixar a preparação mais nutritiva e com uma deliciosa textura crocante.

Receita de mingau de chocolate da Vó Rita
Serve 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos + 20 minutos na panela

Ingredientes
3 xícaras (chá) de leite integral
4 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó (ou 4 colheres (sopa) de chocolate em pó)
2 colheres (sopa) de amêndoa de cacau moída e torrada (nibs) para decorar

Modo de preparo
1. Numa panela, junte ½ xícara (chá) de leite frio com o amido de milho e misture com um batedor de arame, até dissolver.

2. Numa tigela, coloque o cacau em pó e junte com ½ xícara (chá) de leite. Com uma colher, misture até ficar liso – se necessário, pressione o pó com as costas da colher na parede da tigela, assim ele se dissolverá com mais facilidade. Transfira para a panela, raspando bem as laterais com uma espátula de silicone.

3. Junte o restante do leite e o açúcar à panela e misture bem.

4. Leve a panela ao fogo baixo e mexa por 20 minutos, até ferver e engrossar.

5. Desligue o fogo e distribua em 2 pratos de sopa. Salpique com as amêndoas de cacau e sirva em seguida.

Foto: Carolina Stevaux