Molho de Pimenta da Vó Anna

Molho de Pimenta da Vó Anna
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de novembro de 2013


Há alguns dias, publiquei no meu perfil no Instagram uma foto com dois vidrinhos de molho de pimenta: um no azeite, outro na cachaça. Estávamos testando receitas. Aliás, nem dá para dizer que seja uma receita... Só deixamos tudo num vidro durante dois meses, pegando gosto. E é claro que fica uma delícia. O único segredinho é cobrir os ingredientes completamente com líquido – do contrário, o risco é criar mofo. Fora isso, em cada um dos vidros colocamos gengibre, folha de louro, alho e um mix de pimentas. Num outro dia conto mais sobre as pimentas, mas o assunto hoje é outro molho.

Naquela mesma foto dos vidrinhos, a Ana Paula, leitora antiga aqui do blog, comentou que o molho de pimenta da avó era o melhor do mundo. Fiquei curiosa. Pedi a receita, ela me enviou por e-mail, e mesmo antes de experimentar, reproduzo a seguir. Não tenho a menor dúvida de que fica uma delícia. Receita com história e afeto é sempre mais saborosa. Ana Paula, muito obrigada por dividir um pouco disso conosco.

E-mail da Ana Paula Ruy Cardia

Aí vai a receita do molho de pimenta da minha Avó Anna. É um clássico na família da minha mãe! Mando também uma foto do caderninho dela, meu maior tesouro. Está todo acabadinho, mas amo as receitas escritas com a letra dela, papeizinhos grudados, receitinhas de embalagens no meio das páginas. Quando ela morreu, perguntaram o que eu queria guardar, e na hora pedi as receitas. E o moedor de ferro: quando era pequena, passava férias na casa dela e sempre a ajudava a fazer farinha de rosca nele. São lembranças que nunca saem do coração da gente.

De tempos em tempos, minha avó fazia, colocava em vidros pequenos e dava um para cada filho. Sempre tinha um vidrinho na nossa geladeira – e sempre tinha um na dela também. Espero que você goste do molho, é supersimples, mas muito gostoso. Adoro comer com pipoca! Beijo grande da sua fã.

Molho de Pimenta da Vó Anna
Ou, como consta no caderno dela, “Molho Saboroso” – e o título faz jus à receita!

Ingredientes
10 pimentas chifre-de-veado (ou dedo-de-moça)
10 dentes de alho pequenos
10 folhas de louro pequenas
1 litro de vinagre de vinho tinto
1 latinha de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal

Bata tudo no liquidificador e conserve em vidros com tampa na geladeira.