#PascoaPanelinha: cardápio para a Sexta-feira Santa

#PascoaPanelinha: cardápio para a Sexta-feira Santa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de março de 2016


Não é todo dia que o mar tá pra bacalhau... Mas o peixe, que custa tão caro, é o destaque do almoço da Sexta-feira Santa. Como resolver essa equação? Você pode, claro, preparar algum outro prato que leve peixe. Mas se faz questão do bacalhau, chegou ao post certo. Hoje é dia de pensar o cardápio para a Sexta-feira Santa – e com bacalhau econômico.

Foi pensando em como baratear o prato tradicional da Páscoa que a gente desenvolveu uma receita inédita para o especial #PascoaPanelinha. A lasanha de lascas de bacalhau é preparada com massa fresca e molho vermelho de alcaparras e azeitonas (uma releitura do molho à putanesca). Em lascas, sai mais em conta. E o resultado é um preparo generoso, artesanal, saboroso. Quem ama entrar – e ficar – na cozinha, vai curtir cada minuto da preparação. Olha ela aí em cima.

Ainda que esta refeição não seja festiva, costuma ser especial. É por isso que a entrada também leva peixe: sardinha fresca enrolada com farofa de aliche. A receita pede 12 sardinhas para 12 pessoas: com lasanha no menu, não precisa mais que uma sardinha por pessoa. A gente morde o peixe, macio, e chega até a farofa, croc! – é um acontecimento. Ah, não gosta de aliche? Faz sem aliche, porque ainda assim vale a pena. E, mais: olha que apresentação linda! A folha de louro perfuma e decora.

Um pão caseiro, também artesanal, vai bem com essa entrada. A gente escolheu a receita de pão rápido integral. Não precisa sovar, nem esperar a massa fermentar. E fica uma delícia! Quer colocar uma manteiguinha na mesa? Vai nessa.

Se você servisse apenas a lasanha e a entrada, já seria um banquete. Mas pode ser que alguém aí de casa não coma peixe. Então é só preparar a torta pascoalina, que leva ricota, espinafre e ovos cozidos. É linda, deliciosa, e faz figura na mesa. Uma salada de legumes grelhados vai combinar superbem com ela – você escolhe os que quiser, ou tiver na geladeira. Os queimadinhos do grelhado deixam o preparo menos óbvio, e você ainda pode servir com molho de alcaparras, para criar uma camada extra de sabor.

Todo mundo contemplado? Então é hora de servir a sobremesa. A musse de chocolate de copinho leva apenas dois ingredientes: chocolate e água. Mais do que artesanal, parece coisa de alquimia! Receita interessante, super-hipergostosa, e que agrada todo mundo. Vai ser um almoço lindo, não vai?

Todas as receitas acima estão na página do Panelinha. Lá você encontra mais cinco opções de menus para a Páscoa. Ah, que tal servir uma água aromatizada? Aqui você vê algumas sugestões.

Assista aos vídeos do especial #PascoaPanelinha no nosso canal no Youtube – tem receita e faça-você-mesmo.

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani