#PascoaPanelinha: cardápio para o Domingo de Páscoa

#PascoaPanelinha: cardápio para o Domingo de Páscoa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de março de 2016


Conta pra mim uma coisa: qual vai ser o cardápio do Domingo de Páscoa? Ah, não, não é cedo para pensar nisso, não. Você sabe que nosso lema é: planejamento é tudo! Esse é o segredo para garantir o sucesso de uma refeição que você mesmo vai preparar – e na #PascoaPanelinha, que é artesanal, receita para cozinhar é o que não falta.

O cardápio do almoço de Páscoa tem uma característica: a carne volta à mesa para quebrar a Quaresma. É um momento importante, digno de um belíssimo cordeiro. Este é um costume bem europeu; seja na Itália ou na França, cordeiro é a carne oficial da data. Por aqui a gente não tem esse hábito, por isso a ideia de servir cordeiro em grande estilo. A coroa de carrés da foto é a sugestão de prato principal para o cardápio do dia. Acho que é mais do que belíssimo: é belérrimo!

Preparar a costela do cordeiro é trabalhoso: tem que fazer cortes a cada duas costelas, tem que amarrar aqui e ali com barbante. Mas o resultado é um acontecimento! A carne ainda leva molho de vinho branco e alho; fica pra lá de saborosa.

Muito além das batatas
O acompanhamento tradicional do cordeiro são batatas assadas. Mas aqui a gente quis dar um toque marroquino com cuscuz (marroquino!) e cebolas-pérolas assadas, além de uma salada marroquina de cenoura – leva maçã ralada, curry, uva-passa e caldo de laranja. Ah, essa é especial!

O quê? Tem vegetariano na família? Mais de um? Sem problema: a torta pascalina leva ovos cozidos inteiros (fica linda!), espinafre e ricota. É saborosa, bonitona, e alimenta.

Peraí, não falamos da entrada. Para deixar tudo bem vivo e colorido, sugiro que você prepare a sopa fria de beterraba, que leva caldo de frango caseiro (faça antes e congele), mas sai rapidinho para quem tem centrífuga – é a versão a jato da tradicional sopa do leste europeu. Leve à mesa em copinhos e tacinhas de vidro e sirva com creme de leite batido – fica imbatível! E bem elegante.

E o drinque, hein? Melhor preparar algo tamanho-família, como o clericot tropical, um drinque de jarra lindo, refrescante, leve, e que serve todos os adultos. Essa receita francesa que foi apropriada pelos uruguaios (eles amam clericot!) vai fazer sucesso.

A gente passou pela Europa, pelo Marrocos, pelo Uruguai e Leste Europeu… Vamos terminar esse banquete com uma sobremesa bem comum na mesa dos brasileiros? Para mim, festa religiosa é para a família, e isso inclui as crianças, por isso acho que servir um brigadeirão vai tornar tudo especial. Ah, mas não consigo deixar de dar uma glamourizada: o nosso leva nibs de cacau, que é a semente de cacau torrada e moída, perfeita para dar um croc à textura de pudim do brigadeirão. Ah, tem mais essa: vídeo no canal Panelinha ensinando a preparar a sobremesa! Assista abaixo.




Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani