Banner do Blog

#PascoaPanelinha: ovo de páscoa na fôrma

Imagem do post

Quem ama entrar na cozinha vai se divertir muito depois de fazer a temperagem do ovo de páscoa e o teste da faquinha: se estiver tudo certo com o chocolate, então é hora de moldar os ovos – ah, sim: o chocolate temperado deve ser usado na hora.

Acompanhando firme e forte as aulas de ovo de páscoa com a Luciana Lobo aqui no blog? Veja a aula 1, que antecede este passo: a temperagem é essencial para moldar o chocolate.

Para dar forma de ovo, a gente precisa, obrigatoriamente, ter uma fôrma de ovo (amanhã você confere por aqui os utensílios necessários para a tarefa). E aí começa a brincadeira: o chocolate cobre as cavidades da fôrma, que deve ser batida delicadamente na bancada, para tirar o ar do chocolate derretido. “A casca do ovo deve sair da fôrma bem lisinha, sem bolhas”, diz Luciana.

Bagunça liberada: despeje o chocolate da fôrma de volta na tigela, para tirar o excesso; inclusive virando o utensílio de cabeça para baixo. “Quando a gente faz isso, garante uma primeira camada bem fina, assim o resultado não fica grosseiro”, ensina Luciana.

Com a ajuda da espátula, é hora de raspar o excesso de chocolate das bordas – o ingrediente também volta para a tigela. Sem desperdício! Essa é a primeira camada do ovo, que deve ir para a geladeira virada para baixo, por vinte minutos, apoiado em duas ripinhas sobre uma assadeira coberta com papel manteiga – mas podem ser duas colheres de pau, viu? “O importante é que a fôrma não encoste na base da assadeira”, ensina Lu.




Depois de seco, o ovo volta para a bancada, recebe a segunda camada de chocolate e todo o processo é repetido. Ao sair da geladeira pela segunda vez – 20 minutos novamente –, o ovo, já seco, vai estar pronto para ser desenformado. Parece mágica: olha que brilho!

Na receita do ovo de páscoa você vê a lista de ingredientes e os tempos certos de cada passo. A seguir, dê play no vídeo para ver a Lu em ação! Assim fica bem mais fácil.



Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani

Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar

Festas