Banner do Blog

Com arroz e feijão no prato, está resolvida a metade do cardápio

Imagem do post

Além de saudável e saborosa, a nossa dieta é também muito prática. Explico: para quem não tem muita manha na cozinha, dá a impressão de que receitas rápidas são sinônimo de facilidade. Não é bem assim, porque o que deixa a cozinha realmente prática é o planejamento, é chegar em casa e não ter que cozinhar do zero.

No quesito planejamento, o pê-efe, ou prato feito, símbolo da dieta brasileira, também dá show.

O arroz fica pronto num piscar de olhos; o feijão pode ser preparado uma vez por semana, congelado e porcionado; e com arroz e feijão no prato, a metade do cardápio está resolvida. Aí, é só completar a outra metade com hortaliças (verduras e legumes) e, se quiser, um pedaço de carne (aves, peixes ou frutos do mar, bovina, suína, tanto faz). Você não precisa quebrar a cabeça com o cardápio e ainda aproveita tudo que tem na geladeira!  

Toda semana, recebo um convidado para mostrar na prática a cozinha a quatro mãos – outra ferramenta para deixar a cozinha mais prática. E sempre pergunto o que o convidado quer aprender a cozinhar. O @tiagoabravanel, que vem cozinhar comigo esta semana, disse que queria aprender a cozinhar... arroz e feijão! Viva! Dei pulos de alegria. E você vai ver que, durante o programa, enquanto preparávamos feijão, arroz, bife e abobrinha, ele também ficou na maior alegria . A cada etapa, dava para ver a realização, o orgulho que ele estava sentindo de preparar o próprio pê-efe.

Quando a gente já tava passando o bife, última etapa da cozinhança, ele suspirou e disse: “nunca ninguém parou para me ensinar sabe?” Claro que eu sei, Tiago! Com os bilhões investidos pelas indústrias de ultraprocessados para contar que cozinhar é perda de tempo, que basta aquecer a lasanha comprada pronta no micro-ondas, as famílias foram se afastando da cozinha. Esse conhecimento tão rico e tão fundamental foi se perdendo. E com isso fomos ficando cada vez mais distantes de uma alimentação saudável de verdade.

No Brasil, a alimentação ainda é vista como responsabilidade da mulher. Mas, aos poucos, vamos mudando esse cenário. Na semana que vem, você vai ver que alimentação não é assunto de dona de casa: é assunto da casa! (Essa vai ser a frase da minha camiseta...) Mas, antes, vamos aprender a preparar um belo pê-efe! 

Foi demais cozinhar com o Tiago!

Receitas relacionadas
Categorias relacionadas

Cozinha Prática