Cardápios com História: conheça o cenário

Cardápios com História: conheça o cenário
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de março de 2022


O post que apresenta a temporada 'Cardápios com história' começa assim: "A cozinha não é só lugar de fazer comida. Nela, a gente se reúne com os amigos, com a família, conta e ouve histórias..."

O cenário da temporada materializa esse conceito. A cozinha de 'Cardápios com história' é aconchegante, um espaço de intimidade e conversa, em que a gente prepara a comida e alimenta as relações.

Vou contar aqui todos os elementos que formam esse ambiente acolhedor, onde vamos celebrar biografias de mulheres que fizeram a diferença no mundo, enquanto preparo um cardápio inspirado nessas trajetórias.

As cores

Os tons são naturais, mas bem marcantes. São cores quentes que deixam tudo mais bonito e que remetem ao universo da cozinha. Para as paredes, escolhi uma cor que batizamos de chocolate. Para as prateleiras e gabinetes, páprica.

Bancada nova

Quem acompanha o programa vai perceber uma novidade logo de cara: o formato da bancada mudou. Agora, ela é quadrada. Essa disposição favorece o preparo das receitas intercaladas, como você vai ver nos episódios. Com um plano de ataque bem montado, vamos preparando etapas das receitas para otimizar o tempo e garantir que fique tudo pronto na hora certa. A bancada espaçosa permite organizar esse fluxo e deixar tudo à mão.

Coleção de objetos

Você vai reparar que uma coleção de vasos e ânforas de barro pontua todo o cenário. Em cantos estratégicos, nichos e prateleiras, ânforas, vasos e panelas de barro vão costurando o ambiente. Coleções sempre trazem uma camada de história, de algo que foi se construindo com o tempo, algo único e superpessoal. Tudo a ver com o tema da temporada.

Luz da janela

A outra novidade do cenário é um janelão. Luz "natural" foi a minha inspiração. Fora que janela traz essa ideia que tem tudo a ver com a temporada: ampliar horizontes, olhar pra fora, conhecer novas histórias.

Olha a coleção aí

Aqui nesse canto da bancada da pia da cozinha, a coleção de peças de barro compõe um nicho bem charmoso com cestas de palha e de bambu.

BACKSPLASH

Uma prateleira estreita e longa sobre a pia cria mil possiblidades de decorar a cozinha. E olha que truque mais esperto: como tudo está apoiado na prateleira – e não pregado à parede – essa decoração ganha mobilidade. Você pode mudar os objetos de acordo com a estação, colocar em destaque um objeto que um amigo deu de presente quando ele vier jantar na sua casa (ou desenfurnar aquele presente que você não curtiu tanto mas que quem deu está vindo visitar), exibir as aquisições mais recentes do seu acervo...

Despensa enfeitada

Uma despensa organizada já muda o astral da cozinha. Guardar grãos, farinhas e especiarias em potes de vidro com fechamento hemético não é só questão de beleza: eles duram mais e você lembra de usar, porque está tudo à vista. Intercalar os potes com objetos decorativos dá uma camada a mais de beleza a essas prateleiras. No caso do meu cenário, usei os objetos da coleção de ânforas e panelas de barro. Mas vale o que fizer sentido na sua casa, na sua história. Não fica o máximo?

Um cantinho especial

Olha esse detalhe do cenário, que charme! Com uma mesa pequena e uma cadeira, um espaço que poderia estar vazio se transforma num refúgio dentro da cozinha. Quer dizer, para mim, o ambiente já é um refúgio em si, um lugar de desligar do mundo, de me conectar com o essencial. Além de reforçar essa característica tão especial, vira um canto para fazer anotações, separar as louças, consultar livros...

Sala de estudo

Essa temporada tem uma pegada diferente: cada episódio é baseado na biografia de uma mulher incrível. São personagens que deixaram sua marca na história, mudaram o mundo de alguma forma, mas que, em muitos casos, não receberam o devido reconhecimento em vida. Foram meses de pesquisa para reunir essas biografias, estudar essas trajetórias e, para cada uma delas, criar um cardápio completo, com receitas que são especiais, mas que precisam encaixar no dia a dia. Por isso desta vez a cozinha tem essa sala com jeitão de espaço para refletir, estudar, criar.

'Cardápios com história' estreia na terça (29), às 20h45, no GNT. Os episódios inéditos vão ao ar toda terça e quinta.