A cozinha de Assim ou Assado vale por duas

A cozinha de Assim ou Assado vale por duas
Compartilhe

Por Rita Lobo - 22 de julho de 2021


Agora que todos os episódios da primeira temporada da série 'Assim ou Assado' estão no ar, quero contar mais do cenário: você vai descobrir que ele é uma representação espacial do conceito deste projeto e ainda vai ver muitas dicas para aproveitar na cozinha da sua casa!


Assista a série Assim ou Assado aqui



A série mostra que não tem técnica culinária melhor ou pior e sim a mais adequada para cada situação do seu dia a dia. Em cada episódio, mostro duas receitas diferentes com um mesmo ingrediente principal. Logo no primeiro, ensinei tim-tim por tim-tim dois métodos ótimos pra preparar frango: grelhado e assado.

Assista ao episódio do frango grelhado e frango assado! Você vai ver que o grelhado é ideal pra quando você precisa resolver a refeição em menos tempo (e também está cozinhando para menos gente) e que o assado é excelente para aquele dia em que você ainda tem coisas para fazer e vai preparar a refeição pra mais pessoas — ele fica no forno enquanto você termina o call!

Nos outros episódios teve: bolo de cenoura brasileiro e americano, legumes assados e refogados, brigadeiro de panela e de micro, bolinho de arroz e arroz de forno, pão italiano e pão de frigideira.


O cenário replica essa lógica. Um plano é cinza claro e tem o cooktop como centro das atenções. O outro, cinza escuro, é do assado: tem forno, assadeiras, fôrmas. E para marcar bem, cada vez que menciono um preparo, estou no plano dele: é como se fossem duas cozinhas em uma! Agora que você sabe dessa camada a mais, volte lá e repare. Você vai se divertir.

Assim ou Assado é uma série desenvolvida em parceria com a Electrolux. Para equipar essa cozinha, que vale por duas, escolhi os seguintes eletrodomésticos:

- Cooktop de indução 4 Zonas Unicook,
- Forno Multifuncional com Micro-ondas,
- Forno Elétrico a Vapor,
- Frost Free 3 Portas Inverse Inverter.

Você pode conferir nos episódios da série algumas das características desses produtos. Mas no fim desse post, também destaco algumas delas.

Além dessa camada mais conceitual, o cenário está cheio de ideias para você usar na sua cozinha!

Prateleira fininha

Dica incrível, porque vale inclusive (e principalmente!) para quem não tem muito espaço: uma prateleira fininha é multiuso! Você pode organizar as especiarias, pode apoiar as fôrmas e assadeiras.

Ganchos na parte de baixo servem para pendurar utensílios e deixar à mão aqueles objetos que você usa toda hora. A mesma prateleira ainda cria superfície para dar aquele charme na cozinha: um quadro, um vaso, um livro…


Tapete na cozinha

Tapete na cozinha não é a mesma coisa que tapete de cozinha! A cozinha vira sala e o ambiente fica mais acolhedor. Resultado? Todo mundo passa mais tempo ao redor do fogão!

Falando em ambiente aconchegante, um abajur com luz indireta muda totalmente o clima da cozinha. Claro que na hora em que você estiver cortando os alimentos é melhor deixar a luz principal ligada. Mas quando a comida estiver na panela e for hora de contar tempo e mexer a colher de vez em quando, pode acender o abajur, servir o vinho e curtir a cozinhança.


Turma do fundão (da prateleira)

Em vez de guardar as travessas e bandejas na horizontal dentro de armários, coloquei as peças de pé, apoiadas no fundo das prateleiras. Por dois motivos: adoro exibir as travessas, tábuas e bandejas... E, de quebra, a gente acaba usando muito mais tudo que tem. O que adianta ter peças linda se a gente não usa?


Relíquias à mostra

Sabe aquelas peças maravilhosas que vieram da casa da vó ou que você garimpou na feirinha de antiguidade mas acaba não usando por falta de ideia? Deixe à mostra. Um cantinho das relíquias dá personalidade à cozinha, ninguém vai ter um igual.


Coleção

Um jeito fácil de deixar tudo mais interessante é agrupar objetos do mesmo tipo, ou mesmo por cor ou material.

Livro na cozinha

Lugar de livro de receita é na cozinha! Nem precisa comprar apoiador de livro, você pode usar os objetos que estiverem por ali para segurar.


Pano de prato especial

Você não precisa que todos os seus panos de pratos sejam de jacquard! Mas, um ou outro à vista deixa a cozinha mais elegante. Separe duas categorias: panos mais básicos para o uso pesado e uma seleção especial para secar as mãos. Curtiu? Compartilhe!

Saiba mais sobre os eletrodomésticos

Cooktop por indução (4 Zonas Unicook): é muito mais fácil de limpar! Além disso, permite usar 2 zonas de cocção simultaneamente. Ótimo para usar chapas retangulares ou fazer uma paella! Ponto importante: as panelas têm que ser compatíveis com o uso do calor por indução. Mas é fácil de saber: se você aproximar um íma do fundo da panela e ele grudar, pode usar.

Forno multifuncional (com micro-ondas): é forno elétrico e micro-ondas em um equipamento só. Você escolhe a função que vai usar e pronto. O ajuste de temperatura também é mais preciso do que no forno convencional.

Forno elétrico a vapor: esse é perfeito para quem adora fazer pão. A função vapor faz que o pão cresça antes de formar crosta (quem não tem a função, pode usar o truque de assar o pão dentro da panela por uma parte do tempo).

Geladeira: a Frost Free 3 Portas Inverse Inverter é para quem tem família grande! É generosa em espaços e tem uma área específica para guardar legumes e verduras, fazendo que durem mais. Além disso, ela tem um gavetão especial com temperatura que você controla, vai de - 23 ºC a 7 ºC.