Cozinha Prática: marmita de chef!

Cozinha Prática: marmita de chef!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de junho de 2022


Na nova temporada do Cozinha Prática você vai aprender a ganhar tempo e ainda economizar no fim do mês. Como? Os episódios são dedicados ao reaproveitamento!

De cara, ensino um prato principal e preparo as sobras planejadas. Com elas, mostro outras receitas, sem ter que cozinhar do zero. Esse conceito não é novidade para quem me acompanha há algum tempo, né? Mas nessa temporada, tem mais novidades.

A cada espisódio, eu desafio um chef renomado a transformar as sobras do prato principal em... Marmita de Chef!

Se você é freguês há bastante tempo, deve lembrar que fiz uma temporada de reaproveitamento... Acredita que já faz sete anos? Talvez, lá em 2015, o assunto estivesse um pouco à frente do tempo, mas hoje todo mundo quer aproveitar ao máximo os alimentos.


Nessa temporada do Cozinha Prática, vou mostrar que dá pra entrar uma vez na cozinha e garantir várias refeições


A temporada tem 18 episódios de 1 hora cada, divididos em três blocos bem definidos. Vai ser assim:


Receita do dia. No primeiro bloco, mostro o passo a passo de uma daquelas receitas ótimas para ter no repertório de casa, como uma polenta mole, servida com ragú a jato e com pimentão assado.

A partir da receita principal, escolho um ou dois ingredientes e cozinho a mais. São as chamadas sobras planejadas! No caso da polenta, a receita pede dois pimentões assados... Aí, a gente aproveita que o forno está ligado e assa mais dois pimentões e três tomates. Com essas tais sobras planejadas, a gente prepara um molho romesco pro macarrão, um crostini de pimentão com ricota e ainda salada de feijão-branco com pimentão assado. Tudo à jato! Isso porque a etapa mais longa (assar os legumes) você já deixou adiantada. Você economiza tempo e gás!

É uma revolução: você entra na cozinha uma vez e resolve várias refeições. Sem perceber, vai criando um planejamento orgânico.

Marmita de chef. No segundo bloco, desafio um chef de cozinha a transformar as sobras do prato principal em uma marmita de chef! Não é demais? A ideia é aproveitar todo o talento e criatividade de profissionais renomados pra estimular você a transformar as sobras em marmitas deliciosas!

Entre os chefs que recebi estão velhos amigos da casa, como Marcelo Corrêa Bastos, dos restaurantes Jiquitaia, Lobozó e Vista e José Barattino, que é chef executivo do Eataly e sócio do Homa. E a lista inclui várias carinhas novas no programa, como a Renata Vanzetto que, imagina, tem 9 restaurantes!


Saiu tanta marmita boa… E mais do que isso: cada chef usou uma estratégia diferente pra transformar as sobras. Tem sido muito rico! Ao fim da temporada, você vai ter muito repertório pra fazer essas transformações em casa.


Sobras planejadas. No terceiro bloco, eu volto com aqueles alimentos que cozinhei a mais... Você vai ver que, com essa estratégia, dá pra preparar refeições incríveis e muito saborosas em poucos minutos. Dá uma olhada em algumas das receitas que vamos preparar com as sobras planejadas...



A nova temporada estreia segunda, dia 6, às 20h45. E toda segunda e quarta tem episódios inéditos. Não vai perder!