Entrando em fôrma para o Cozinha Prática Hits de Verão?

Entrando em fôrma para o Cozinha Prática Hits de Verão?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 11 de janeiro de 2019


Partiu entrar em fôrma? Não digitei errado, não. É em fôrma, mesmo. Quem come comida de verdade o ano inteiro já está em forma e não tem cai nas pegadinhas das dietas de verão! Pois é, no segundo episódio da temporada de hits, vamos deixar as preparações em fôrmas, e levar ao forno ou a geladeira, enquanto você aproveita o sol lá fora.

O bolo de carne

Para começar, vamos de bolo de carne? Imagine você chegando da praia, verde de fome, e lá está esta beleza da foto, pronta para ser devorada. Antes de falar da receita, preciso lembrar que, nesta temporada, resolvi me divertir na cozinha. E para quem gosta de bailar entre o forno e o fogão, uma receita mais elaborada é pura distração. No bolo de carne da vez vão maçã ralada, que deixa a massa bem suculenta, e uma mistura de carne suína com bovina. Já estaria muito bem. Mas pode ficar melhor: bacon! Para deixar o preparo ainda mais especial, tem o perfume das especiarias e das folhas de sálvia. Acompanhamento? Maçã, cebola e alho, tudo assado. Fica bom demais!

O BOLO DE SORVETE

A sobremesa é um caso a parte. Que virou até "causo" aqui no Estúdio Panelinha. O clássico bolo de sorvete (lembra?) ganhou calda de caramelo toffee, castanha-de-caju picadinha e fitas de coco tostadas, uma combinação de sabores mais contemporânea. E para não deixar com cara de receita esquecida no freezer da avó desde 1983, em vez de usar a tradicional fôrma com furo no meio, usei uma de bolo inglês. Ficou chique! A partir do dia em que batemos o martelo na receita, teve início uma comoção geral no estúdio Panelinha. Não podia acontecer mais nada sem que alguém falasse "vamos comemorar com bolo de sorvete!". Virou obsessão, um verdadeiro hit. Para a nossa sorte, rolaram alguns aniversários (ufa!).

O meu hit de verão

A cada programa, além de receitas clássicas, apresento um hit mais pessoal, uma receita que não necessariamente seja famosa, mas que faz sucesso na minha casa. É o caso da gelatina de vinho branco com especiarias. O preparo já é interessantíssimo, mas para ficar ainda mais elegante, vai para uma fôrma de pudim e ganha a companhia de creme inglês bem geladinho e compota de laranja kinkam.

E para beber?

O drinque da vez é um spritz refrescante de vinho rosé servido com, atenção, gelinho de vinho rosé e carambola – assim a bebida não vai diluindo à medida que os cubos vão derretendo. Ou seja, até o drinque foi parar na fôrma no segundo episódio da série, Cozinha Prática Hits de Verão. Vai ser divertido.

Cante comigo

Se ligue na trilha sonora do segundo episódio do Cozinha Prática Hits de Verão. E já treine as coreografias!

Whutering heights - Kate Bush

Maria - Ricky Martin

I’m coming out - Diana Ross

Look do verão

Colar: Lool

Pulseira: Antonio Bernardo

Blusa: Bob Store

Calça: Acervo pessoal

Louças do Acervo Panelinha

Prato raso [noz-moscada] dos Kit 10 e Kit 30

Prato raso [pimenta-do-reino] e Tigela [sumac] do Kit 1 lugar

Prato multiuso [pimenta rosa]

Saiba tudo e veja onde comprar minha coleção de louças

Fique ligado

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar segunda-feira, às 21h. Reapresentações: segunda-feira (22h30), quinta-feira (22h30) e sábado (9h).

Figurino: Fernanda Kenan

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Guillermo White

Flores: Sinhá Flor

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha