Depoimentos da quarentena: homens na cozinha!

Depoimentos da quarentena: homens na cozinha!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de maio de 2020


Olha que depoimento legal:


"Acompanhava o Cozinha Prática antes de minha filha nascer. Queria aprender a cozinhar para poder mostrar a comida de verdade em casa. Mas agora, na quarentena, numa noite de insônia, fuçando no Instagram, dei de cara com um Rita, Help! de como fazer arroz. Aquele vídeo começou a me tranquilizar. O clima caseiro, marido filho, as coisas da geladeira.... era tão real!! Recomecei meu projeto de aprender a cozinhar. Adotei a tática do arroz , feijão e hortaliças. Hoje teve chips de couve. O pessoal adorou. A receita impressiona pela facilidade. Estamos – eu e minha esposa – fazendo pães e bolos. E colocamos nossa filha para fazer com a gente. Assim ela conhece os bichinhos do fermento, aprende a quebrar ovos e a esperar… afinal é preciso aprender a esperar. Só posso agradecer a existência do Panelinha nesse momento bizarro que todos vivemos."
André Regen


Fala a verdade: no começo do depoimento você achou que era uma mulher, né? Não é à toa: na maioria esmagadora dos lares brasileiros, cozinhar é atribuição da esposa, da mãe, da avó. Por isso insisto tanto em divisão de tarefas e em levar os homens para a cozinha. Com isso, apesar de não refletir a realidade brasileira, uma parte significativa do público do Panelinha é formada por homens.


André, você não imagina como adoramos receber seu depoimento. Quando decidi fazer as lives da minha casa a ideia era exatamente essa: mostrar a real. É comida de verdade numa casa de verdade respeitando a quarentena de verdade, com todas as limitações e improvisos que você viu. A ideia era mostrar que dá. Sei que é um esforço a mais, é um ato de resistência, mas dá. E, olha, você tem razão: é muito importante aprender a esperar. Seja o bolo assar, seja esse momento bizarro passar.

Nesta semana estou publicando aqui no meu blog uma série de posts com depoimentos de leitores sobre como as lives diárias, as cartinhas, as receitas e o mutirão de dúvidas nas redes sociais impactaram na própria alimentação. O tema hoje é homens na cozinha!


Olha outro pai-cozinheiro aqui:

"Acompanho e sigo as suas receitas há bastante tempo e agora que estou em casa tenho cozinhado todos os dias para os meus filhos e minha esposa. O picadinho oriental (aqui sem carne) é a melhor forma de fazê-los comer 600 g de verduras!"

Fernão Oliveira


Homens na cozinha! Homens na cozinha já! Cozinhar é cuidar da família também e nesse momento, com todo mundo em casa, tem que ser atribuição da casa toda.


Agora vamos pra história da Márcia Midori Takeuchi Andrade:


"Nessa nova configuração, meu marido, que fazia praticamente só espaguete com molho pronto, também passou a fazer mais e mais receitas, graças a vocês! Inclusive, nesse Dia das Mães fez polenta com ragu de calabresa! E agora, nesses tempos difíceis, nós vamos nos aventurar em distribuir um pouco desse afeto através da comida, e efetivamente alimentar aqueles que estão numa situação crítica. Estamos cozinhando para uma ONG que distribui alimentos para quem precisa."


Márcia, que generosidade sua e da sua família. Muito obrigada por transformar o que nós pudemos fazer por vocês em algo que vai ajudar ainda mais gente.


O marido da Fátima também avançou:

"Hoje almoçamos peito de frango empanado e assado no forno, preparado por meu marido, que até então só entendia de colocar os pratos na mesa."


Todo mundo aprende, né? E assim, com distribuição de tarefas, a cozinha não vira um fardo da mulher. A Fátima contou que enquanto ele preparava o almoço, ela trabalhava. É sempre bom lembrar que, se hoje, com mais homens preparando as refeições, a cozinha pode ser um refúgio da família, até pouco tempo, era um espaço de confinamento feminino. Olha o que transformação linda que a divisão de tarefas é capaz de fazer.


E não é só marido que entra na dança não. Olha a mensagem da Mônica Lopes:


"Foi demais! Eu adorei. Meu irmão que não sabia cozinhar fez vários pratos que você ensinou."


No caso da Patrícia Wenk Ribeiro, foi o filho:


"Apesar de todos em casa cozinharmos, inclusive meu filho mais novo, o mais velho nunca havia se interessado. Pois bem, ele foi estudar no exterior. Como sempre nos preocupamos com alimentação saudável, iniciamos a incursão dele na cozinha. E não existe melhor forma de aprender a cozinhar do que trabalhar com receitas prontas e, melhor ainda, com vídeos tutoriais!"


Que sorte a do Daniel, morando fora, ter esse estímulo para entrar na cozinha. Esse investimento de aprender a cozinhar agora vai proteger a saúde dele para sempre.


Para encerrar esse post que espero muito que sirva de inspiração para outros homens – e também para que as mulheres convidem, cobrem, estimulem seus parceiros a entrar na cozinha (dependendo de como está o clima) – destaco um depoimento que rompe qualquer estereótipo:


As louças que você usa e as combinações que faz são uma aula para um aprendiz de cozinheiro.

Alberto Macedo


Por isso que a gente usa Loucx das Louças! Perde um pouco da graça do trocadilho (louça/louca), mas a verdade é que homem também gosta de mesa bonita, não é não, Alberto?