Hambúrguer vegetariano de cogumelos, do chef Marcio Buzina Silva

Hambúrguer vegetariano de cogumelos, do chef Marcio Buzina Silva
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de novembro de 2021


Essa alternativa sem carne para o popular hambúrguer é muito saborosa e honesta: não fica tentando imitar o sabor ou a textura da carne. A receita, criação do chef Marcio Silva, do Buzina Burger, é uma das estrelas do episódio Cozinha Prática: Hambúrguer. A mistura de arroz vermelho e cogumelos é surpreendente. Confira o passo a passo.

Tudo sobre hambúrguer

Cozinha Prática Novos Ares

Hambúrguer vegetariano de cogumelo


Serve 6 porções


PARA A BASE DE ARROZ


200 g de arroz vermelho

720 ml de caldo de legumes caseiro (ou água)

4 g de sal

  1. Coloque todos os ingredientes na panela de pressão, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e conte 35 minutos – o arroz deve ficar bem macio, é ele que dará liga ao hambúrguer.
  2. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela. Transfira o arroz para uma tigela e espere esfriar antes de preparar os hambúrgueres.

PARA A BASE DE COGUMELO


300 g de cogumelo portobello

100 g de cogumelo shiitake

5 dentes de alhos

1 colher (chá) de azeite

1 colher (sopa) de extrato de tomate

½ colher chá de alecrim picado

½ colher (chá) de tomilho picado

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

  1. Com um pano de praro úmido, limpe bem os cogumelos. Transfira para o processador e bata rapidamente para triturar em pedaços pequenos (caso seu processador seja pequeno, bata em etapas; se preferir pique bem fino na faca.
  2. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Regue com o azeite, adicione o alho e refogue por 1 minuto para perfumar. Adicione os cogumelos, as ervas e tempere com sal e pimenta. Deixe reduzir, mexendo de vez em quando por cerca de 20 minutos, até secar bem a água e os cogumelos virarem uma pasta. Por último misture o extrato de tomate.
  3. Transfira para uma tigela e deixe esfriar antes de preparar os hambúrgueres.

PARA OS HAMBÚRGUERES


400 g do arroz vermelho cozido

200 g da base de cogumelo

120 g de farinha de milho amarela flocada

sal a gosto

6 pães de hambúrguer

6 fatias de queijo cheddar

manteiga a gosto

  1. No processador, bata a farinha de milho rapidamente para quebrar os flocos maiores.
  2. Numa tigela grande, misture o arroz cozido e a base de cogumelos e vá juntando a farinha de milho aos poucos até formar uma massa possível de ser modelada. Tempere com sal a gosto e modele 6 hambúrgueres. Transfira os hambúrgueres para uma assadeira e leve à geladeira por pelo menos 1 hora para firmar antes de grelhar.
  3. Corte os pães de hambúrguer ao meio. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio para aquecer.
  4. Adicione um pouco de manteiga à frigideira e doure rapidamente os pães, reserve. Acrescente mais manteiga e coloque quantos hambúrgueres couber, um ao lado do outro. Doure por cerca de 2 minutos de cada lado; coloque uma fatia de queijo sobre cada hambúrguer, borrife a frigideira com água e tampe. Mantenha a frigideira tampada até o queijo derreter.
  5. Sirva os hambúrgueres nos pães com picles e maionese a gosto.