Homus com couve-flor do Fred Caffarena

Homus com couve-flor do Fred Caffarena
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de setembro de 2021


O chef Fred Caffarena, do Make Hommus Not War, é um grande pesquisador da cozinha levantina. Ele morou na Turquia e visitou muitos países da região e não se cansa de estudar. Como o nome do restaurante dele já entrega, a pasta de grão-de-bico é o carro-chefe. Serve como pastinha, para passar no pão, mas é também acompanhamento de muitos pratos, como o homus com couve-flor que ele mostrou no Cozinha Prática Novos Ares.

Tudo sobre homus

Cozinha Prática Novos Ares

Com todo seu conhecimento, o Fred ajudou a arejar as ideias sobre essa pastinha. Uma das coisas que mais me chamou a atenção é como ele trabalha a textura do homus: para servir com pão e outras mezzes, prepara uma pastinha mais encorpada. Já para acompanhamento, vai numa textura mais leve, mais delicada.

Homus com couve-flor

Para o homus

500 g de grão-de-bico cozido

130 g tahine

80 ml da água do cozimento do grão-de-bico

Suco de 4 limões-taiti

30 g de alho assado

Sal e cominho a gosto

Modo de preparo

Bata, no liquidificador ou no processador, todos os ingredientes, exceto o líquido do cozimento. Bata bem e vá acertando a textura com o líquido.

No programa, o Fred deu a dica de bater em duas vezes. Bata tudo primeiro, faça uma pausa, bata de novo. Ele também deu a dica de bater tudo menos o grão-de-bico, até emulsinoar bem o tahine com o suco e limão e os temperos. E então ir adicionando o grão-de-bico.

Para a couve-flor

1 couve-flor grande

100 ml de água

30 ml de azeite

Modo de preparo

Em uma assadeira, coloque a couve-flor, acrescente 100 ml de água e cubra com papel alumínio. Asse por 20 minutos a 220 ºC ou até a couve-flor ficar macia. Não deixe ficar muito molenga.

Tire o papel alumínio e espere esfriar.

Passe sal e azeite na couve-flor e leve ao forno a 190 ºC para dourar. Deixe tostar levemente.

Para a montagem

Azeite

Ciboulette e semente de abóbora tostada a gosto

Coentro fresco, sumac, flor de sal e zest de limão a gosto

Modo de preparo

Num prato fundo, coloque o homus no fundo, cubra com ciboulette cortada fininho, regue com azeite e salpique a semente de abóbora. Coloque a couve-flor assada e quente por cima e polvilhe com sumac. Finalize com coentro fresco e raspas de limão siciliano.