Paçoca de amendoim da Mariana Dias

Paçoca de amendoim da Mariana Dias
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de outubro de 2021


A chef confeiteira Mariana Dias passou um tempão pesquisando tudo sobre paçoca para o desenvolvimento das sobremesas do Esquina Mocotó, um dos restaurantes do chef Rodrigo Oliveira (Balaio-IMS, Mocotó). Enquanto o imóvel do restaurante, que era ali vizinho do Mocotó, na Vila Medeiros, estava em reforma, a equipe ficou no Engenho, o laboratório do chef, pesquisando e desenvolvendo receitas.

Cozinha Prática Novos Ares

Tudo sobre o bolo de paçoca

Mariana mergulhou na técnica, testou as combinações com farinhas (tradicionalmente as paçocas podem ser misturadas a farinha de milho e de mandioca) e usou diversas castanhas. Alcançou resultados incríveis, como essa levíssima paçoca de amendoim e a paçoca de castanha-do-Pará, que foi a que entrou pro cardápio do restaurante e acabou virando um clássico da casa.

Ela compartilhou com a gente a receita da paçoca de amendoim. A de castanha-do-Pará segue a mesma lógica, mas tem que tomar um cuidado a mais: como ela é mais molhadinha, mais oleosa, precisa tomar bastante cuidado na hora de bater, para não bater demais e a paçoca ficar muito molhada.

Paçoca de amendoim


Serve 25 paçocas

Tempo 55 minutos


140 g de açúcar

½ colher (chá) de sal (3g)

200g de amendoim torrado inteiro sem pele (1 ⅓ de xícara)

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa)
  2. No processador de alimentos, bata o açúcar com o sal por 1 minuto. Adicione o amendoim e bata até obter uma farofa úmida. Para modelar as paçocas, utilize um aro de 4 cm de diâmetro. Disponha o aro numa assadeira e coloque um pouco de farofa dentro do aro. Com uma das mãos segure o aro e pressione a farofa com um pilão para comprimir bem o doce dentro do aro. Preencha o aro com mais paçoca e pressione novamente.
  3. Com cuidado, retire o aro mantendo o formato da paçoca e repita com o restante.
  4. Leve as paçocas ao forno para assar por 10 minutos. Retire do forno e espere esfriar.