Versão ultraprocessada do açúcar

Versão ultraprocessada do açúcar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de junho de 2023


Lembro bem quando, na minha adolescência, na década de 1990, todas as mães dos meus amigos trocaram o açúcar do cafezinho pelo adoçante. Depois foram os pais. Era uma febre. Achava muito estranho todo mundo comer sobremesa e depois tomar café com adoçante.

Aí, anos mais tarde, eu já tinha o Panelinha, os pedidos de receita de sobremesas diet, feitas com adoçante, não paravam de entrar na nossa caixa de email – naquela época ainda não existia redes sociais...

Nunca adotei essa linha editorial, de fazer adaptações de receitas, porque, mesmo antes do termo ultraprocessado existir, já defendia a comida de verdade. Olha, isso não quer dizer que quem tem necessidades especiais de alimentação não tenha direito à comida de verdade, pelo contrário. Mas as adaptações devem ser feitas por um profissional da saúde, como um nutricionista.

Sempre achei estranho comer sobremesa e depois adoçar o cafezinho com adoçante

É incrível como o marketing emplaca essas substituições. Ao preparar uma sobremesa diet com adoçante, você está comendo a mesma coisa, mas com açúcar piorado. (A não ser, claro, que tenha condições médicas que exigem adaptações na dieta.)

Veja o vídeo!


Adoçante não emagrece

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde divulgou uma nova recomendação de alimentação saudável. A nota diz: se você não tem diabetes, não use adoçantes. Eles não servem pra controlar o peso nem pra evitar doenças. Essa nova recomendação é baseada em uma extensa análise de pesquisas científicas sobre o impacto do uso de adoçante na saúde das pessoas.

Os dados, reunidos em anos e anos de estudos científicos, deixam muito claro que esse tipo de produto não faz perder peso ou não engordar. E pior: o uso prolongado de adoçantes aumenta o risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares.

Adoçante faz mal. A solução é diminuir o dulçor da dieta como um todo e priorizar alimentos com açúcar natural, como frutas

Bom, a conclusão da Organização Mundial da Saúde, nas palavras do diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da Organização, o Dr. Francesco Branca é a seguinte:

"Substituir açúcar por adoçante não ajuda a controlar o peso no longo prazo. As pessoas precisam adotar outras maneiras de reduzir o consumo de açúcar na dieta. Ou seja: priorizar os alimentos que contêm açúcar natural, como frutas, e os alimentos e bebidas não-adoçados artificialmente. As pessoas deveriam reduzir o dulçor em suas dietas como um todo, começando cedo, ainda na infância, para melhorar a saúde". Francesco Barba, diretor de nutrição da OMS.

Paladar recalibrado

Olha que interessante. Ele tá falando de formação do paladar. Ou de recalibrar o paladar, no caso dos adultos. E aqui no Brasil, ainda por cima, por questões históricas, econômicas e culturais, a gente come doce muito doce. E isso, somado ao açúcar e também aos adoçantes dos ultraprocessados, forma uma combinação desastrosa pra nossa saúde, enquanto população, mesmo.

Leia a lista de ingredientes

Deixa eu fazer um parêntese aqui. Os ultraprocessados são produtos que têm uma longa lista de ingredientes, cheia de aditivos químicos. Como a gente faz pra saber? Lendo essa lista de ingredientes na embalagem. Se além de grande ainda tem nomes de coisas que a gente não usa na cozinha de casa, é um alimento ultraprocessado. Esses produtos são composições industriais, elaboradas pra serem muito saborosas, e muito viciantes. E elas são totalmente desbalanceadas nutricionalmente, porque além de não terem os nutrientes do alimento original, ainda têm gordura, sal, açúcar ou adoçante em excesso. Além desses aditivos químicos, que imitam o sabor, a textura ou o cheiro da comida de verdade. Eles também precisam durar muito tempo na prateleira do supermercado. E, por isso, além dos corantes, emulsificantes, estabilizantes, ainda têm montes de conservantes.

Comida de verdade

Agora vamos olhar pro contrário disso, pra comida de verdade. Tem muita gente que diz que é a comida feita na panela. Mas é um jeito mais simples de definir esse conceito que tem sim a ver com cozinhar em casa, mas também com comer na mesa, com fazer refeições, com variação de alimentos no prato, com levar em consideração os alimentos e hábitos da região, com respeitar as nossas tradições. É um assunto riquíssimo.

Açúcar ultraprocessado

Enfim, quis retomar o termo ultraprocessado e dar uma pincelada no conceito de comida de verdade pra dizer o seguinte: a minha impressão é que adoçante é a versão ultraprocessada do açúcar. E olha que o açúcar já precisa ser recalibrado! Imagina o adoçante… Tem que ser excluído, mesmo!

Na nota, a OMS diz que essa recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto as com diabetes pré-existente. E inclui todos os adoçantes não nutritivos, sintéticos e naturais, ou modificados, que não são classificados como açúcares. Ou seja, são os adoçantes sem calorias. E ele ainda ressalta que isso vale pra adoçantes vendidos sozinhos, para serem adicionados a alimentos e bebidas. E também pros encontrados em alimentos e bebidas industrializadas.

É por essas e outras que quem consegue excluir os ultraprocessados da alimentação fica mais livre pra comer de tudo, inclusive uma sobremesa gostosa de vez em quando. Pense nisso.

Pense Nisso: clique aqui pra ver mais conteúdos como este.