O novo livro Panelinha

O novo livro Panelinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de maio de 2023


O novo Panelinha é o meu livro definitivo. E não só porque levei mais de 20 anos para escrever: ele concentra tudo que aprendi sobre alimentação durante essas mais de duas décadas de carreira. São 550 receitas, todas fotografadas, pensadas para resolver a alimentação de casa de forma saudável, saborosa, prática e acessível.

COMPRE AQUI O NOVO LIVRO PANELINHA


São 550 receitas, todas fotografadas, pensadas para resolver a alimentação de casa de forma saudável, saborosa, prática e acessível.

Até a forma como as receitas são agrupadas ajuda a organizar a alimentação. No total, são 12 capítulos: saladas; sopas e caldos; ovos; massas, tortas, quiches e risotos; arroz; feijão; carnes; hortaliças e acompanhamentos; frutas e sobremesas; bolos e biscoitos; pães e pizza; e até um capítulo final de drinques e petiscos. O livro tem 480 páginas e pesa 2,5 kg. (Acho que dizer o peso do recém-nascido é coisa de mãe, né?)

Assista ao vídeo:

Dizem que livro é um pouco como filho, mas, nesse caso, são muitas mães e pais. Porque além de toda a equipe do Panelinha, de culinaristas a produtores, de fotógrafos a redatores, o projeto também conta com a parceria da Editora Senac São Paulo, e também com a consultoria científica do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo).
Prof. Carlos Monteiro, do Nupens/USP, criador da classificação dos alimentos por grau de processamento

Desde o lançamento do site, o nosso trabalho sempre teve o mesmo propósito: melhorar a alimentação das pessoas com receitas que funcionam, baseadas nas nossas tradições. Mas com o passar do tempo, diante do ambiente alimentar em que vivemos, que desvaloriza a comida de verdade e a cozinha, e privilegia os ultraprocessados, foi ficando evidente que não podíamos deixar de falar com o nosso público sobre assuntos como a classificação dos alimentos por grau de processamento (que ensina a diferenciar os ultraprocessados da comida de verdade) e, claro, incluir na conversa o assunto divisão de tarefas (sem ela, fica difícil de garantir comida de verdade na mesa).

Mais profundo e atualizado

Desde o lançamento do primeiro livro Panelinha, muita coisa mudou. É por isso que chegou a hora de aposentar o “livro da capa amarela”, que está saindo de catálogo. Quer dizer, você pode e deve continuar usando, afinal, as receitas funcionam!

Aliás, na época, a receita funcionar já era um grande feito – tanto que o próprio público criou o slogan ‘as receitas funcionam’. Mas hoje é preciso levar as pessoas para a cozinha com estratégias que considerem a falta de tempo, a falta de habilidades, entre tantos outros obstáculos que nos afastam de uma alimentação saudável.

Ajudar a diferenciar os ultraprocessados de comida de verdade virou um assunto relevante. Por isso o embasamento científico, fruto da parceria do Panelinha com o Nupens, é tão importante. A desinformação sobre alimentação saudável atrapalha na hora de fazer boas escolhas e também no entendimento sobre a importância de cozinhar.

O novo Panelinha tem tudo isso e muito mais. É o livro da minha vida! E acho que vai ser o da sua também

É por isso tudo que eu precisava lançar este novo Panelinha. Ele tem mais que o dobro do número de receitas. Aliás, das 550 receitas, só 10% delas vieram do livro antigo. Mas eram preparações favoritas que não poderiam ficar de fora. Mesmo assim, elas foram atualizadas. Mas o ponto é: em termos de alimentação, ele é mais profundo e tem muito conteúdo extra. Não é exagero dizer: esse é o livro da minha vida. E vai ser o da sua também.

GARANTA AQUI O SEU EXEMPLAR