#ReceitaDesafio: meu filho não come, Rita!

#ReceitaDesafio: meu filho não come, Rita!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 06 de agosto de 2023


Alimentação não é um assunto simples. Especialmente pra quem tem filhos pequenos — a responsabilidade por garantir comida de verdade na mesa é 100% sua! E diante de um sistema alimentar que privilegia os ultraprocessados, isso fica ainda mais difícil. As embalagens seduzem os pequenos. E tudo complica ainda mais quando a criança não come.

É o caso por aí? Tenho uma proposta. Que tal a família toda começar a cozinhar mais? Isso vai transformar a relação da casa toda com a comida, você vai ver!

O desafio da semana é levar a criançada pra cozinha.

Se você é seguidor de longa data, certamente já incluiu na sua rotina um tempo pra cuidar da alimentação. Mas pode ser que um amigo ou um parente tenha mandado esse link pra você ler e começar. Então, vou ser direta: aprender a cozinhar é essencial pra melhorar a alimentação nos dias de hoje. É a melhor ferramenta pra conseguir fazer melhores escolhas, sem cair nas pegadinhas dos ultraprocessados.

E no caso da criança, quanto mais ela participa do processo, melhor. Aos poucos, ela vai ficando mais interessada em provar o que ajudou a preparar. Com o tempo, cria intimidade com os alimentos e passa a se interessar pela comida de verdade.

Cada sequilho caseiro que entra pra alimentação é um biscoito ultraprocessado que sai.

Claro que não vou sugerir que você comece preparando arroz e feijão com a criança! Vamos de receitas pensadas pra botar a mão na massa, como se fosse uma brincadeira. Só que o resultado é comestível! Um biscoito doce e outro, salgado.

#RECEITADESAFIO DA SEMANA

Pra começar, tirei do baú uma receita que fazia o maior sucesso na minha infância, o sequilho. E a segunda preparação é uma espécie de prima do pão de queijo, só que mais fácil de preparar: a chipa! São duas receitas pra não ter desculpa de você não participar desse nosso movimento pra melhorar a alimentação de todo mundo.

Conheça o projeto #ReceitaDesafio.

Veja o vídeo

Gostoso, leve e dissolve na boca, hum! Delicioso de comer e de preparar: é o momento de soltar a imaginação criando modelagens divertidas.

Todo mundo vai se divertir criando formatos com a massa
Deixe o sequilho ainda mais saboroso com diferentes finalizações.

Vale também adicionar novos sabores: raspas de limão, de laranja, uma pitada de canela…

Todo mundo vai amar! Prefere salgado? Então vamos de chipa!

Esta versão mais durinha do pão de queijo é perfeita pro café da manhã, pro lanchinho da tarde e até pro lanche da escola.

OPA, TEM SOBREMESA!

No movimento #ReceitaDesafio, toda semana tem receita de sobremesa com fruta. E, hoje, as frutas vão pro palito!

Abacate, iogurte e limão, juntos, ficam perfeitos em formato de picolé. Essa combinação de sabores tem gostinho de infância, mas a família toda vai aprovar (e repetir)!

Aliado na cozinha

Sabe aquela sensação deliciosa do biscoito que se derrete na boca? Quem cria isso é o amido de milho. No caso da chipa, o polvilho doce também é um amido, mas de mandioca.

Amido de milho é um superaliado na cozinha

O amido também é muito usado como espessante de receitas. É ele quem engrossa o caldo do molho do picadinho oriental, por exemplo, ao ser misturado com água. Sabia que isso tem até nome técnico? É o slurry.

Na receita bem brasileira da quiabada, o abrasileirada slurry ganha uma versão abrasileirada. Usa-se o polvilho misturado na água pra engrossar o caldo.

BEM NA FOTO

Uma mesa bem colorida ajuda a atrair a atenção das crianças, afinal de contas, elas podem participar de todas as etapas do processo – desde as compras, passando pela preparação das receitas, até a hora de servir.

mesa bem colorida pra atrair a atenção da criançada.

Usar xícaras ou potinhos coloridos pra servir o sequilho dá uma cara toda especial pro chá da tarde.

No prato de bolo, os biscoitos ganham mais destaque na mesa, já que tem uma alturinha. Fica um charme e ainda dá uma nova função pra louça.

Em um prato de bolo, os biscoitos ganham mais destaque.

Se sobrar, guarde em um pote com fechamento hermético, assim, os biscoitinhos duram por 15 dias.

guarde os biscoitos em potes herméticos

Pra deixar a mesa e a foto ainda mais bonitas, aposte nos complementos: a goiabada vai bem tanto com o sequilho como com a chipa, ainda tem a pasta de amendoim e um requeijão cremoso, que você pode ver a receita aqui.

mesa posta: com os complementos, a foto fica ainda mais charmosa

Agora, você já tá pronto pra incluir a criançada na cozinhança. Então, vem participar do movimento #ReceitaDesafio!

Quero ver sua foto aparecendo no programa e também nas minhas redes sociais, hein? Pra participar, tudo que você precisa fazer é postar a foto do prato com as hashtags #ReceitaDesafio e #CozinhaPráticaNoGNT. Se você publicar até QUARTA (9/8), a sua foto ainda pode aparecer na televisão!

Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais. É só clicar abaixo:

No Instagram: @Ritalobo e @Panelinha_RitaLobo

No Facebook: Ritalobo e Panelinha

No Twitter: @RitaLobo e @Panelinha