Receita pro fim de semana: torta de queijo com cebola caramelizada

Receita pro fim de semana: torta de queijo com cebola caramelizada
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de setembro de 2020


A semana foi cansativa, o calor apertou, a internet caiu, o cachorro comeu a lição de casa das crianças... Chegou o momento de chorar à vontade, mas na cozinha: vamos cortar cebolas! Sim, no plural – quatro, para ser mais precisa. E com um pouco de tempo e paciência, ver essa hortaliça ardidinha se transformar em um alimento doce, com um lindo bronzeado caramelado, que vai rechear uma torta que dá gosto de comer (e preparar!).

CONHEÇA O PROJETO RECEITA PRO FIM DE SEMANA

Deu para sentir o clima da nova receita do projeto Receita pro fim de semana, né? A ideia é preparamos juntos, cada um da sua casa, uma mesma receita. E desta vez a escolhida é a torta de queijo com cebola caramelizada. Ela tem todo potencial para ser uma unanimidade, afinal, quem não gosta de queijo e cebola caramelizada? E ainda é sem carne!

A receita tem 3 pontos importantes: a crocância da massa, o adocicado da cebola e a cremosidade do queijo. Vamos por partes. A crocância da massa vem da manteiga, que precisa estar gelada e em cubos para não derreter durante o preparo da massa. Se estiver muito quente no dia que for fazer a receita, tire a manteiga da geladeira somente quando for usar e esfrie o calor das mãos sob água fria antes de mexer na massa.

Já a cebola caramelizada pode ser feita com cebola comum, roxa ou branca. E como o preparo é longo (são 40 minutos dourando em fogo baixo), vale a pena preparar a mais para usar em outras receitas, como nhoque de batata com molho de cebolas caramelizadas e arroz sírio com frango e cebola caramelizada.

Nesta receita, usamos queijo gruyère, que derrete bem e é marcante. Dá para usar também: meia-cura, emmenthal e minas padrão. Muçarela, por exemplo, não fica legal. Como é mais neutra, ela acaba "sumindo".

Além da cebola e do queijo, para o recheio ficar ainda mais cremoso, vai bechamel, feito com leite e farinha de trigo. Nesta etapa, um pouquinho de noz-moscada ralada na hora faz toda diferença! A seguir, mais algumas dicas para a receita ser um sucesso.

Dicas da cozinha

- Decoração: Ao dispor as tiras, deixe um espacinho entre elas para que o vapor do recheio escape enquanto a torta assa. Se não quiser fazer esta decoração, tudo bem, dá para esticar a massa e cobrir todo o recheio de uma só vez. Aí é só fazer quatro furos pequenos no centro para o vapor ter por onde sair. Sobrou massa? Prepare biscoitinhos.

Assista aqui como decorar tortas com trança de massa

- Fôrma: Use uma fôrma de fundo removível, para conseguir desenformar e servir – essa não é uma torta que permite muita manobra com pratos, virar de cabeça para baixo…

- Dê tempo ao tempo: Cebola caramelizada requer tempo. Se aumentar o fogo, ela irá queimar antes de ganhar o tom dourado e maciez. “Pingar” água de vez em quando na panela enquanto a cebola cozinha ajuda a caramelizar mais rápido (a frigideira vai ficando dourada e você pode raspar os queimadinhos com a água, transferindo a cor para a cebola e ajudando que essa fique macia).

- Presente: além de congelar superbem, esta torta é um ótimo presente, já que dá para transportar na fôrma mesmo, é só embalar bem com filme.