#1 Planeje para facilitar

#1 Planeje para facilitar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de outubro de 2022


A partir de hoje até o próximo domingo você vai ver aqui no meu blog e no instagram do Panelinha (@panelinha_ritalobo) um guia com 7 dicas para melhorar a sua alimentação. De segunda-feira até domingo, uma dica por dia.

São estratégias simples que vão melhorar seus hábitos alimentares – e da casa como um todo.

No próximo dia 16, último dia desse nosso projeto com você, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) comemora o Dia Mundial da Alimentação e propõe uma reflexão sobre o tema. E depois dessa nossa semana juntos, tenho certeza que a sua relação com a comida vai estar transformada.
Salada-refeição, para comer morna ou fria e boa de levar na marmita. A combinação de sabores é arrasadora

PARA COMEÇAR: PLANEJE

Só com o planejamento você consegue ter à mão tudo o que precisa para colocar em prática o plano de uma alimentação mais saudável sem precisar recorrer a ultraprocessados na hora da pressa ou da fome.

Planejar é essencial pra garantir refeições completas e equilibradas.

Pra facilitar, comece pensando qual refeição você mais gostaria de melhorar.

Você não vai precisar planejar de uma dia pro outro um cardápio semanal completo. Ataque apenas a sua pior refeição em termos nutricionais. Qual a refeição que você consome mais ultraprocessados e menos frutas, legumes, verduras, grãos, enfim, comida de verdade?

Se você é do tipo que começa o dia com um combo pão de forma cheio de conservantes, margarina repleta de aditivos químicos, suco de caixinha adoçado, achocolatado... A mudança pode começar por aí, né?
essas panquecas são perfeitas pro café de manhã de qualquer dia da semana!

DE NOVO, PLANEJE: vale congelar pães artesanais já em fatias (e descongelar na frigideira); deixar a fruta cortada na geladeira; até hidratar a farinha do cuscuz na noite anterior.

Faça as pazes com a comida de verdade: exclua o capuccino de latinha, o biscoito light, os frios cheios de aditivos químicos e troque por pão artesanal, manteiga, ovos, frutas, granola caseira, tapioca, cuscuz de milho. São inúmeras as possibilidades. Mas aqui, o mais impotante é planejar o que você vai comer. Ou seja, pensar antes. E adiantar o que pode ser feito com antecedência.
Fazer pão em casa não é um bicho de sete cabeças. você já tentou?

INSPIRE-SE: VEJA 50 OPÇÕES DE RECEITAS DE PÃO

"MEU PROBLEMA É O JANTAR!"

Eu sei, eu sei! Você chega em casa e não tem mais um pingo de energia pra sequer pensar no jantar! Imagine cozinhar... É por isso que você precisa PLA-NE-JAR!!!

Se o jantar é o momento em que você costuma consumir produtos ultraprocessados, seja macarrão instantâneo, molho pronto ou até lasanha congelada, você precisa mesmo atacar essa refeição. E isso também vale pra quem come só um sanduichinho e deixa de comer legumes e verduras, que são fundamentais em todas as refeições principais.

E aí, como faz? Pense com antecedência quantas refeições vai fazer em casa, escolha receitas que congelem bem e intercale com outras que ficam prontas rapidinho pros dias em que você quer cozinhar. Faça a seleção de receitas, a lista de compras e aproveite o fim de semana pra adiantar algumas coisas. Vale deixar a salada lavada, uns legumes assados...

Veja aqui uma seleção de receitas que congelam.

Veja aqui receitas que ficam prontas em menos de meia hora pro seu jantar.

Ah, não deixe de ver receitas feitas em uma panela só! Menos louça pra lavar também ajuda, né?
BATATA ROSTI COM QUEIJO MEIA-CURA: Uma única batata e um punhado de queijo resolvem o jantar para uma pessoa em grande estilo

RECEITA: BATATA ROSTI COM QUEIJO MEIA-CURA PARA UM

LISTA DE COMPRAS

O dia das compras é ótimo momento pra garantir comida de verdade em casa pra semana toda. Pense o que vai preparar nos próximos dias, quais são os ingredientes necessários, e em como esses alimentos podem se transformar em outras preparações (assim você não começa sempre do zero).

SAIBA MAIS: PLANEJAMENTO EM 5 PERGUNTAS


O ponto de partida para construir o cardápio da semana é manter o hábito de escrever o que precisa ser comprado em uma lista. Vai anotando o que sentiu falta durante a semana ­­– e também o que parece que ficou sobrando na geladeira. Aos poucos, você vai ver que criou uma fórmula de compras ideal para a sua casa.

Depois que você cria este hábito, o primeiro passo está dado, e chance de precisar ser alimentar mal porque não se planejou vai ficando cada vez menor.

***
O guia '7 dias, 7 dicas para melhorar sua alimentação' vai ao ar de 10 a 16 de outubro aqui no Panelinha e no nosso perfil Instagram. Clique aqui para seguir o Panelinha no Instagram. E não perca o conteúdo de amanhã!