De dar água na boca: risoto de tomate com salada caprese

De dar água na boca: risoto de tomate com salada caprese
Compartilhe

Por Rita Lobo - 12 de setembro de 2022


Tomate com azeite e sal é tão maravilhoso que muita gente não se dá conta que existem várias outras formas de preparar esse ingrediente tão comum na nossa mesa. O tomate é um mundo de possibilidades!

Depois de cozido ele ganha outro sabor, mais concentrado. E pode ser usado em várias preparaçõesRisoto de tomate servido com uma nova versão da clássica salada caprese

Neste preparo oito tomates vão pro forno. Uma parte vira uma salada caprese incrível.
nova versão da clássica salada caprese, com tomate assado, manjericão e muçarela de búfala

Nesta versão, junto com a muçarela de búfala e o manjericão, vão os tomates assados.


RECEITA: SALADA CAPRESE COM TOMATE ASSADO
Com tomate no caldo e na finalização, o risoto ganha sabor e uma cor avermelhada especial.

A salada acompanha um risoto supercremoso, e que ganha sabor e cor especiais. O avermelhado é por conta da passada de tomate e dos tomates assados, que aparecem no caldo e na finalização, e dão um toque incrível.

Tem uma técnica que deixa o risoto ainda mais delicioso: os grãos cozinham lentamente, absorvem o sabor do caldo e liberam o amido, o que vai dar uma cremosidade impressionante. Ah, e já te conto outro segredo para o sucesso dessa receita: vinho tinto vai no lugar do vinho branco!


RECEITA: RISOTO DE TOMATES

Sobras planejadas!
A porção extra de tomates que foi para o forno fico perfeita para ser servida como acompanhamento para ristos e carnes grelhadas ou para compor novos pratos.
Depois de assado o tomate fica tostadinho e ainda mais adocicado

RECEITA: TOMATE ASSADO

Esses tomates tostadinhos e saborosos se transformam em um prato incrível nas mãos da chef Júlia Tricate, do restaurante De Segunda.


Sobrou pro chef!
E para cumprir o desafio desta temporada, além das sobras planejadas, é preciso incluir na receita duas hortaliças.

Ingredientes considerados itens premium, que costumam ser o item mais caro do prato, também podem ser usados. São os diferentes tipos de carne, peixes e frutos do mar, além dos derivados de leite, como queijos e creme de leite fresco.

E com criatividade e originalidade a Júlia criou uma receita incrível, com cara de prato de chef: salada morna de tomate e batata-doce servida com costeleta de porco e escarola refogada


RECEITA: COSTELETA COM VINAGRETE MORNO DE BATATA-DOCE E TOMATE ASSADO


***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.