Saiba tudo sobre o livro 'Cozinha a quatro mãos'

Saiba tudo sobre o livro 'Cozinha a quatro mãos'
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de setembro de 2018


Cozinha a quatro mãos foi pensado para os casais que querem manter uma alimentação saudável. No livro, você vai encontrar receitas para jantares rápidos e também vai aprender a planejar o almoço do dia a dia e a marmita para levar para o trabalho. Tem ideias de brunch para receber os familiares e sugestões para o happy hour com os amigos. Ou seja, tem de tudo. E o mais legal do livro é que todos os cardápios vêm com plano de ataque – um guia com instruções detalhadas para que cada refeição seja preparada a quatro mãos, em menos tempo e sem pesar para ninguém.

Compre o livro

Mais do que um livro de receitas, é um guia para resolver A equação da comida de verdade na mesa dos casais.

Você vai encontrar dicas para elaborar a lista de compras e armazenar os alimentos, orientação para escolher utensílios e aprender muitos truques para economizar. Cozinhar vai virar programa a dois!

Além do livro, Cozinha a quatro mãos é também série no canal Panelinha no YouTube.

Clique e assista no canal Panelinha no YouTube

1. O Grande Plano

O livro é dividido em quatro capítulos. No primeiro, mais conceitual, você vai entender a importância de, desde o início da vida a dois, transformar a alimentação em assunto da casa, dos dois. Com isso em mente, é hora do casal aprender a classificação dos alimentos por grau e propósito de processamento, para saber diferenciar comida de verdade de imitação de comida – o mercado está cheio de pegadinhas para confundir as pessoas!

Um ponto importante: este livro conta com a consultoria nutricional do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), coordenado pelo professor Carlos Monteiro. Isso quer dizer que todas as informações sobre alimentação saudável são embasadas cientificamente.

Saiba mais sobre a parceria Panelinha + Nupens/USP.

Ainda no primeiro capítulo, tem muito conteúdo prático:

  1. Como planejar o cardápio da semana
  2. Como montar a lista de compras
  3. Como armazenar os alimentos da melhor maneira
  4. Qual o arsenal básico de utensílios para cozinhar
  5. Como fazer marmitas gostosas
  6. O que é plano de ataque


2. Jantares rápidos

No segundo capítulo, vamos resolver o jantar pá-pum. São quatro estruturas de cardápio com inúmeras possibilidades de variação. Cada cardápio, elaborado com receitas rapidíssimas, vem com: lista de compras, plano de ataque, estratégias de reaproveitamento e de variação.

No plano de ataque, as tarefas já vêm divididas: cada um vê o que tem que fazer para o jantar ficar pronto!

Você vai perceber que esses cardápios são fórmulas: a ideia é dar autonomia para você conseguir ir variando e não deixar o jantar cair na rotina.

Risoto a jato + grelhado

Neste cardápio, quem tem medo de panela de pressão aprende o jeito seguro de usar o equipamento. E tem mais: você vai aprender como preparar grelhados perfeitos.


Ensopado + acompanhamentos descomplicados

A base é uma receita espertíssima (e bem perfumada) de ensopado rápido de frango. O segredo é variar os acompanhamentos. Você vai ver como uma despensa bem pensada, com bons atalhos culinários, é grande aliada dos cozinheiros!


Omelete recheado + assados práticos

Essa fórmula é a prova de que jantar pá-pum não precisa ser basiquinho. Vamos preparar omeletes recheadas de causar comoção! E, para acompanhar, legumes assados. São preparos práticos e que deixam a refeição completa.


Macarrão + molho

Sério, você não vai acreditar no que vai acontecer com o seu repertório de receitas de macarrão: são tantas ideias descomplicadas que, aposto, você nunca mais vai repetir o sabor da massa.


Sobremesa: frutas quentes

Quem come comida de verdade tem direito à sobremesa. Para terminar o capítulos dos jantares rápidos, mostro que frutas podem, sim, virar sobremesas deliciosas. Elas passam por métodos de cozimento e são grelhadas, assadas ou flambadas. Você vai se surpreender.

3. Pê-efe para o almoço

Este capítulo vale por um curso de especialização em planejamento! Você vai ficar craque em cozinhar a mais para porcionar e congelar. (Não precisa cozinhar do zero em todas as refeições!) Com pê-efe (ou prato feito) no almoço, você vai descobrir que a elaboração do cardápio semanal fica muito mais simples. Além de receitas deliciosas, você vai aprender quais grupos de alimentos devem estar presentes nas refeições e saber por que essa combinação de arroz, feijão, legumes e carnes é tão saudável. São conceitos nutricionais que vão deixar a sua alimentação balanceada e saborosa.


Arroz e feijão

Antes de chegarmos no pê-efe completo, você aprende tudo sobre o preparo, armazenamento, congelamento e descongelamento dessa dupla tão essencial na nossa alimentação. Em seguida, apresento quatro opções de pê-efes bem variados para você ir pegando o jeitão.

Pê-efe: carne

Carne moída com mandioca assada + arroz com queijo de coalho grelhado + feijão-preto com tomate e folhas de coentro + salada de verdes


Pê-efe: peixe

Roseta de peixe com farofa de quiabo + arroz-cateto integral + lentilha + salada de verdes


Pê-efe: porco

Escalopinho de lombo com bacon e sálvia e couve-flor grelhada + arroz com cenoura + feijão-branco com molho de tomate + salada de verdes


Pê-efe frango

Coxa e sobrecoxa assadas com laranja + arroz com curry + feijão com beterraba + salada de verdes


Sobremesas: frescurinhas para frutas frescas

Encerrar a refeição com uma fruta fresca é a escolha mais saudável de todas! Uma fruta madura, do jeito que veio ao mundo, já é uma delícia. Mas dá para deixar o que é bom ainda melhor. Para fechar o capítulo do pê-efe tem ideias incríveis para transformar a fruta fresca em uma sobremesa especial.

4. Para receber em casa


Uma vez que você pegou gosto pela cozinha, não dá para manter isso em segredo: é hora de abrir a casa e receber pessoas queridas! Neste capítulo, montei três cardápios para três ocasiões diferentes: um café da tarde, um happy hour e um brunch! E para terminar, ensino o preparo de três sobremesas clássicas.


Antes dos cardápios, preparei um checklist que vai facilitar a vida de quem gosta de receber. Ali você prevê tudo o que pode acontecer, organiza tudo de que precisa e fica tranquilo porque sabe que vai dar certo. Planejamento não é para estressar, é para deixar a vida mais fácil.


Café da tarde

Bolo de iogurte com creme batido + biscoitinho de parmesão + chá gelado + chá quente + café


Happy hour

Carne louca desfiada + castanhas perfumadas + queijinho de iogurte + pães e torradas + ponche com abacaxi, laranja e gengibre + gim fizz


Brunch

Rabanada salgada + mimosa + salada de duas frutas + crudités + salada grega + geleia de maracujá com pimenta + café e leite

Sobremesas clássicas

Pudim de leite

Brownie de chocolate

Cocada de forno

Parceria entre o Panelinha e o Senac, Cozinha a quatro mãos faz parte da coleção Já pra Cozinha, que apresenta soluções para manter a alimentação saudável em cada fase da vida. Compre também: 'Comida de bebê, uma introdução à comida de verdade'.