Tarte tatin de tomates do La cura

Tarte tatin de tomates do La cura
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de novembro de 2022


Em uma ocasião especial, nem tudo precisa ser preparado em casa. Você sabe, né? No cardápio eu criei pra atriz Isabel Teixeira receber os amigos, a receita que veio de fora foi uma tarte tatin surpreendente (e belíssima) preparada pelo chef Ivan Santino, do La Cura.
tarte tatin de tomate do la cura é surpreendente


CONHEÇA O LA CURA

Diferente da receita clássica de maçã, o Ivan trouxe uma versão com tomates. Eu garanto: Que delícia! O Ivan também deixou a receita para quem preferir preparar em casa.

Veja aqui o cardápio que eu criei pra Isabel Teixeira receber os amigos.

Tarte tatin de tomates do La cura


Rende 1 torta (6 porções)


PARA A MASSA

500 g de farinha de trigo (cerca de 4 xícaras [chá])

250 g de manteiga gelada cortada em cubos pequenos

3 ovos

1 colher (chá) de sal

30 g de queijo parmesão ralado fino (cerca de ⅓ de xícara [chá])

1 ramo de tomilho fresco

  1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o parmesão e o sal. Adicione a manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.
  2. Numa tigela pequena, quebre 1 ovo de cada vez e junte à massa — se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o tomilho debulhado e amasse com as mãos para incorporar os ovos.
  3. Transfira a massa para a bancada e amasse apenas até ficar lisa. Modele num rolo, embale com filme e leve à geladeira para descansar por 1 hora (se preferir, você pode fazer a massa até 3 dias antes).

OBS: esta receita de massa rende duas tarte tatin de tomate. A massa pode ser mantida na geladeira por até 3 dias ou no congelador por até 3 meses e pode ser usada no preparo de outras tortas ou biscoitos.


PARA O CARAMELO

⅓ de xícara (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

1 pitada de noz-moscada

1 pitada de pimenta-do-reino branca

  1. Separe uma fôrma de torta (com fundo fixo) de 20 cm de diâmetro.
  2. Coloque o açúcar numa panela e tempere com noz-moscada e pimenta-do-reino branca. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando com uma espátula, até derreter completamente e formar um caramelo dourado.
  3. Retire a panela do fogo e adicione o vinagre balsâmico — cuidado, o vinagre borbulha e forma um vapor com cheiro forte. Volte ao fogo baixo e mexa com a espátula até formar uma calda.
  4. Transfira a calda para a fôrma. Segure a fôrma pela borda e gire para forrar todo o fundo com a calda.

PARA A MONTAGEM

500 g de tomate tipo coquetel (ou cereja grande)

azeite a gosto

1 ramo de alecrim

flor de sal a gosto

folhas de manjericão fresco a gosto para servir

burrata para servir

molho pesto para servir

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Lave e seque bem os tomates. Preencha todo o fundo da fôrma com os tomates. Coloque um bem próximo do outro e com a parte onde estava o cabinho para cima — dessa maneira a superfície da torta não fica com buracos e a parte lisa dos tomates ficam para cima ao desenformar. Tempere os tomates com um fio de azeite, flor de sal e as folhas do alecrim.
  3. Corte a massa ao meio e reserve uma das metades na geladeira (ou congelador). Coloque a massa entre 2 sacos plásticos e abra com o rolo até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Enrole no rolo de macarrão e transfira para a fôrma, cobrindo os tomates. Passe o rolo na lateral da fôrma para cortar a massa e pressione delicadamente a borda para dentro da fôrma.
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até a massa ficar dourada. Retire a torta do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.
  5. Para desenformar: com cuidado, incline levemente a fôrma sobre uma tigela pequena e deixe escorrer o excesso de calda. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez. Decore com folhas de manjericão e sirva com burrata e molho pesto.