Está no ar: Cozinha 3 por 4

Está no ar: Cozinha 3 por 4
Compartilhe

Por Rita Lobo - 15 de março de 2018


Se deixar, a rotina engole a gente. Até na cozinha! Tem que pensar na marmita, na fruta do lanche e resolver o jantar em menos de meia hora... No Panelinha, a gente faz de tudo para ajudar você nessa empreitada. Mas cozinhar vai além de solucionar a alimentação no dia a dia: é também uma diversão.

Uma receita especial, cheia de etapas, pode ser um programão para o fim de semana. Pense num tiramisu feito em casa, digo, TO-DO feito em casa, desde o biscoito champanhe até o queijo mascarpone... Não seria incrível? É incrível. E é exatamente esse tipo de receita que você encontra na Cozinha 3 por 4.


Se você acha que cozinhar é parte da sua identidade, pode vir que essa série tem a sua cara.


A série tem episódio inédito toda sexta-feira, no canal Panelinha no YouTube. A cada semana, a Cozinha 3 por 4 se transforma em um lugar novo: pizzaria, confeitaria, bistrô, boteco... Além do tiramisu, de lá vão sair pratos como pizza, frango à passarinho, ensopado de carne com vinho tinto (alguém disse boeuf bourguignon?), polenta com pernil assado. Faltou alguma coisa? Um bolo de chocolate? Pois tem também. E com cobertura e recheio de chocolate e amendoim.

Inscreva-se no canal Panelinha no YouTube


É tudo do zero, bem artesanal, mas sem perder tempo. As receitas deste projeto são resultado de meses de testes com equipamentos que facilitam a vida na cozinha. A Cozinha 3 por 4 é uma parceria do Panelinha com a Philips Walita.


As receitas da Cozinha 3 por 4

Pizza – Tudo começa pela massa, que vai ser sovada no multiprocessador. O molho de tomate fica pronto num instante — ele passa pelo liquidificador! Aí é só montar, caprichando no recheio, e mandar para o forno. Vai sair uma redonda, bem clássica, com queijo, tomate e manjericão, e uma retangular, intensa, com escarola e aliche.


Tiramisu – A clássica sobremesa italiana é só alegria. Quer dizer, ela tem um probleminha: é difícil de encontrar o queijo mascarpone em supermercados convencionais. E quando tem, custa caro. Solução: vamos fazer o queijo em casa! E já que o queijo é caseiro... nada de comprar o biscoito champanhe pronto. Para dar uma força em todas as etapas da preparação, um mixer com batedor de claras vai ser a solução.


Frango à passarinho – Muita gente me pergunta: o que você acha da fritadeira a vapor? A minha resposta é o frango à passarinho, que só precisa de uma colher de azeite para ficar ainda mais gostoso do que o feito no boteco! (E você não sobra com aquele pote debaixo da pia à espera da carona para o centro de reciclagem). Fica incrível, crocante e ao mesmo tempo, leve.



Bolo de chocolate – Prepare-se: com um liquidificador, vamos preparar naked cake, com recheio e cobertura de chocolate com pasta de amendoim caseira. E ainda ganha uma espécie de praliné de pé-de-moleque. Muito melhor que bolo comprado em confeitaria!



Boeuf Bourguignon – O clássico ensopado francês, com músculo, vinho tinto e muito sabor, ganha uma versão express, preparada na panela de pressão elétrica! Não precisa nem ter fogão na sua cozinha para sair esse prato de bistrô francês.


Polenta com pernil – Essa receita tem o potencial de virar sua próxima especialidade, aquela que você prepara no Natal e outras festas em casa. O pernil fica suculento e com crosta bem cróc. Ele fica horas no forno, mas não dá trabalho. Já a polenta mole... Só de pensar no mexe-mexe já dá preguiça, né? Fora que espira e queima, é ou não é? Segura essa: ela vai para a panela de pressão e sai de lá prontinha da silva em 12 minutos.


Para quem se diverte entre o forno e o fogão, a Cozinha 3 por 4 é um lugar para se sentir em casa. Para quem nunca ferveu água para o café, ela é a chance de experimentar e ganhar o prêmio logo na sequência: as receitas são grandiosas. Mas você me conhece: mesmo preparando receitas para quem gosta de cozinhar, não consigo deixar de explicar o passo a passo como se fosse para quem não sabe nem ferver água para o café. O lado bom é que todo mundo vai conseguir preparar essas receitas incríveis, até quem nunca pisou na cozinha.

Cozinhar é divertido – e saudável

A nossa missão no Panelinha é levar todo mundo para a cozinha. Mas para convencer diferentes pessoas, nem sempre o caminho é falar sobre a comida de verdade e os benefícios para a saúde – especialmente com a turma que está na casa dos vinte! (Risos.) Tenho muitos argumentos! Diria que são infinitos. E a diversão, o prazer de comer e de cozinhar, é um deles. É muito marcante, diria inesquecível, dar uma colherada em um tiramisu feito por você do zero. E ainda mais quando você ouve “hmmmm” de todo mundo na mesa. É chuva de likes!

Panelinha + Philips

Cozinha 3 por 4 é fruto de uma parceria do Panelinha com a Philips. A empresa holandesa, que nasceu fazendo lâmpadas, cresceu e entrou em muitas casas com tevês, aparelhos de som e até discos de vinil, passou por uma mudança marcante recentemente: se transformou em uma empresa focada em saúde. Hoje, estão concentrados na área que definem como tecnologia da saúde. E isso inclui ter panelas elétricas, processador, liquidificador… Os eletroportáteis que aceleram tarefas na cozinha são vistos como aparelhos de saúde, que fazem parte de uma vida saudável e estão na base da nossa parceria e do projeto Cozinha 3 por 4.