Banner do Blog

#VozesNegrasImportam: Letícia Cruz

Imagem do post

Esta é a Letícia Cruz! Olha só o currículo dessa carioca da gema: confeiteira, chef pâtissier do Fairmont Rio e finalista de La Coupe du Monde de la Pâtisserie! Que delícia receber você aqui, Letícia.

CONHEÇA TODOS OS CONVIDADOS DE VOZES NEGRAS IMPORTAM

"Meu nome é Letícia Cruz, tenho 28 anos e cresci na Zona Oeste carioca. Venho de uma família numerosa, que gosta de se reunir e, em todos os encontros, a gastronomia sempre esteve presente. Desde criança, vi minha mãe preparando o seu famoso pudim de domingo e, com o tempo, comecei ajudá-la. Em 2010, quando estava prestando vestibular, inúmeros pensamentos vieram à minha mente, e eu senti que, antes de qualquer coisa, deveria trabalhar com o que eu realmente amo: a gastronomia.

Decidida, me mudei para São Paulo. Após dois anos de curso, me formei e comecei a trabalhar na Pâtisserie Douce France, onde tive a certeza que, de todas as áreas da gastronomia, eu queria trabalhar com a confeitaria.

Em 2014, passei dois meses em Buenos Aires para fazer uma especialização em confeitaria e panificação. Foi uma experiência enriquecedora porque vi como a gastronomia pode conectar pessoas de diversas culturas de forma tão única.

De volta ao Brasil, comecei a trabalhar no Sofitel Copacabana. Foi lá que eu cresci profissionalmente, ao lado de chefs talentosos e muito generosos que foram fundamentais para o meu desenvolvimento na arte culinária. Foi por meio desse trabalho que diversas portas se abriram, como a Coupe Du Monde de La Pâtisserie, uma prestigiada competição internacional de confeitaria que ocorre a cada dois anos em Lyon, na França. Não pensei duas vezes e aceitei o desafio!

Desde então, fui me aperfeiçoando e, consequentemente, tive um contínuo crescimento profissional que me permitiu ocupar a minha função atual como chef-pâtissière no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Sempre procuro colocar em minhas criações os sabores e a identidade da cultura brasileira, utilizando as técnicas francesas que aprendi ao longo da minha carreira."

 

 

Um dos doces que mais tem a cara do Brasil é o pudim de leite! Compartilho com vocês a receita do ‘Pudim de lata’ super cremoso que fazemos no Marine Restô".

Massa do pudim

Ingredientes
- 500 ml de leite integral
- 195g de gema de ovo (mais ou menos 9 unidades)
- 700g de leite condensado
- 1 unidade de fava de baunilha

Modo de preparo

1. Com a ajuda de uma faca, corte a fava de baunilha ao meio e retire as sementinhas internas.

2. Misture com o leite, as gemas e o leite condensado.

3. No liquidificador ou com a ajuda de um mixer, bata bem essa mistura até que fique homogênea.

4. Peneire essa massa e a disponha em latinhas ou ramequins, enchendo 3/4 do recipiente.

5. Tampe com papel alumínio, para que não crie uma película em cima do pudim.

6. Coloque em banho-maria e leve para assar no forno a 180° por aproximadamente 1h (dependendo do tamanho do recipiente). Reserve.


Calda de caramelo


Ingredientes

- 600 g de açúcar refinado
- 300 g de água quente


Modo de preparo

Para fazer esta calda, vamos utilizar o método de caramelo seco, quando o açúcar é caramelizado diretamente na panela.

1. Disponha o açúcar refinado em uma panela e cozinhe em fogo médio até que o açúcar caramelize, misturando durante o processo para que a caramelização ocorra de forma uniforme.

2. Como esse processo é muito rápido é importante tomar cuidado para que o caramelo não passe do ponto e queime.

3. Chegando na coloração ideal, adicione a água quente aos poucos e, com cuidado, para que o caramelo não espirre.

4. Depois que o caramelo dissolver e forma uma calda, passe-o em outro recipiente para esfriar.


Finalização

Com o pudim frio, coloque a calda de caramelo por cima e se delicie!