Banner do Blog

#VozesNegrasImportam: Moacir Santana

Imagem do post

O Chef Moacir chamou atenção geral com seu sorrisão no programa Mestre do Sabor (Globo). Olha, a história dele é incrível. Ele conta um pouco aqui. E não deixe de ver, no @Panelinha_RitaLobo, a receita que ele compartilhou com a gente.

 

CONHEÇA TODOS OS CONVIDADOS DE VOZES NEGRAS IMPORTAM

 

"Meu nome é Moacir Santana, sou baiano de Lauro de Freitas, tenho 28 anos e sou apaixonado pela comida brasileira. Neste ano, fiquei entre os finalistas do programa 'Mestre do Sabor', na Globo. Mas minha história com a cozinha começa na infância, no orfanato onde cresci.

Um dia, e eu e meus irmãos inventamos de fazer cocada depois de ver um programa de TV. Só que não deu muito certo, pois juntamos umas folhas de bananeira para fazer uma fogueira e a fumaça chamou a atenção dos vizinhos que acharam que era um incêndio. Ficamos todos de castigo, o meu foi ficar de ajudante na cozinha. Foi nesse momento que senti que tinha algo de mágico entre as panelas e o fogão. Senti que ali era meu lugar.


Aos 14 anos já estava empregado na padaria do orfanato fazendo pães, doces e bolos para consumo interno e para a comunidade local. Aos 16 anos, fui chamado para trabalhar na cozinha dos camarotes no carnaval de Salvador. Aos 19 anos, já formado em gastronomia pela UniJorge, na capital baiana, resolvi atender o convite de um amigo de sala de aula e vim para São Paulo, para a cidade de Jaú, atuar em um recém-inaugurado bistrô.

Depois de 3 anos mudei para Bauru. Hoje, me divido entre a cozinha com pegada nordestina do "Bar da Rosa" e a do gastrobar "Mosto", com pegada mais contemporânea.


Em 2016, participei pela primeira vez de um programa de TV, o 'Que Seja Doce', do canal por assinatura GNT – mesmo canal onde recentemente apresentei o programa 'Funcionário do Mês' (Nhac GNT)."

 

Bolinho de Tapioca Recheado com Linguiça Calabresa

Ingredientes

Para a massa
125 g de tapioca granulada
125 g de queijo coalho ralado
250 ml de leite
Sal a gosto
500 ml de óleo de girassol

Para o recheio
150 g de queijo coalho ralado
150 g de linguiça calabresa ralada

Para o molho
100 ml de mel
1 pimenta dedo de moça picada

Modo de Preparo

Para a massa e o recheio: coloque o leite para ferver. Enquanto isso, misture a tapioca e o queijo coalho ralado.

Despeje o leite fervente sobre a mistura de tapioca e queijo e mexa até homogeneizar.
Tempere com sal a gosto e reserve até amornar antes de modelar os bolinhos. Misture o queijo coalho e a linguiça do recheio.

Abra um pouco de massa na palma da mão, recheie com o queijo e a calabresa e boleie. Deixe os bolinhos descansarem na geladeira por 10 minutos antes de fritar.

Em seguida, frite os bolinhos por imersão em óleo quente.
Para o molho: pique finamente a pimenta dedo-de-moça e junte ao mel. Sirva com os bolinhos."