#VozesNegrasImportam: Gisele Coutinho

#VozesNegrasImportam: Gisele Coutinho
Compartilhe

Por Rita Lobo - 15 de julho de 2020


Hoje vou abrir este espaço para a Gisele Coutinho (@giscoutinho), especialista no assunto. À frente do @PuraCaffeina (siga para aprender muito!), ela trabalha para que o café de qualidade chegue a mais pessoas.

CONHEÇA TODOS OS CONVIDADOS DE VOZES NEGRAS IMPORTAM

"Vamos falar sobre café? É o tema do dia, e eu, Gisele Coutinho, especialista em café, barista e fundadora do delivery de cafés especiais @PuraCaffeina, chego por aqui. Vim atender ao convite da Rita Lobo – de quem sou fã, que fique bem claro – para mostrar um pouco mais sobre café para vocês.


Além de vender café de qualidade de diferentes torrefações no meu e-commerce puracaffeina.com.br, carrego a missão de aumentar a consciência sobre o café que consumimos no Brasil, inclusive para qual consumidor chega o café de qualidade.


Você sabe de onde vem seu café? Quem produziu, em qual região, quem torrou, quem preparou na cafeteria? Sim! CAFÉ É COMPLEXO, É ALIMENTO, É GASTRONOMIA.


Falo muito sobre esses assuntos no meu Instagram @PuraCaffeina e também no podcast Pura Caffeina, disponível em todas as plataformas.


Dou aulas sobre café para futuros cozinheiros profissionais no projeto social @GastronomiaPeriferica. Sonho não apenas com restaurantes servindo bons cafés após refeições incríveis, mas também com diversidade no trabalho com café e no consumo. Já reparou como o público em cafeterias de café especial é majoritariamente branco? Convido você seguidor da Rita Lobo para apresentar café de qualidade para uma pessoa negra do seu convívio."


Crédito da foto: Simone Aguiar/Pura Caffeina

"Na hora de preparar um café, independente do método, tudo depende do contato entre o café e a água.

Use café de qualidade e água filtrada. E ferva a água! Isso mesmo: pode ferver a água. Você deve escaldar o filtro de papel, coador de pano ou utensílios (como prensa francesa) antes do preparo e descartar essa água. Até aí, a água que ferveu já perdeu temperatura.

Agora, cuidado para não perder muita temperatura e correr o risco de não extrair os sabores do café pela falta desse contato. Não é chafé o que queremos, certo?

Então é só coar o café devagar para dar tempo de extrair todos aromas e sabores. Bom café e não esqueça de seguir o @PuraCaffeina aqui no Instagram. Foi um prazer falar com vocês. Até a próxima!"
"Prensa francesa, que utensílio prático e charmoso para ir à mesa! Apesar de ter ficado famosa na França, foi registrada em 1929 por um italiano. A primeira dica é prestar atenção na hora de escolher a sua prensa: verifique a qualidade do vidro e da malha em inox que filtra o café – quanto mais fechada a trama, menos resíduo ficará no fundo da xícara.


Antes de comprar uma prensa francesa, compre um moedor de grãos de café. Tanto para garantir o frescor do café em qualquer método quanto para obter a moagem mais grossa, indispensável para esse método.


Na hora do preparo, a dica Pura Caffeina é usar 15 gramas de café para 180 ml de água filtrada bem quente. Mexa por 5 segundos e coloque a tampa sem abaixar o êmbolo (só para não esfriar o café). Após 4 minutos de infusão, aí sim abaixe o êmbolo e pronto, pode servir! Lembre-se de desmontar sua prensa pelo menos um dia por semana para limpar totalmente o utensílio. Quer saber mais? Tem um episódio do podcast Pura Caffeina só sobre prensa francesa. Confira em sua plataforma preferida."


Crédito da foto: Tony Chen/Pura Caffeina