Mais frutas e hortaliças: separe os potes e um espaço na geladeira

Mais frutas e hortaliças: separe os potes e um espaço na geladeira
Compartilhe

Por Panelinha - 23 de outubro de 2020


Uma tática bem simples para garantir mais frutas e hortaliças no dia a dia, especialmente no café da manhã e nos lanchinhos, é deixar as coisas no jeito, na mão, tipo abrir a geladeira, pegar e comer. A ideia é ótima para quem tem criança em casa: elas ganham autonomia de abrir a geladeira e escolher qual vai ser o lanchinho, sem precisar chamar um adulto para cortar ou lavar os alimentos.

A lógica aqui é lavar, secar, em alguns casos cortar e armazenar em potes bem fechados na geladeira.

VEJA COMO LAVAR AS FRUTAS E HORTALIÇAS

Aqui a gente vai destrinchar o passo a passo para essa estratégia dar certo e render frutos!

Frutas cortadas

Escolha bem quais frutas cortar

Evite frutas que escurecem depois de abertas, como banana, maçã, pêra, abacate, ameixa (a exceção é quando você prepara uma salada de frutas e coloca caldo de laranja e já deixa tudo misturadinho, aí o caldo cítrico impede que a fruta escureça).

Não vale a pena gastar espaço na geladeira com frutas muito fáceis de descascar, como banana e mexerica.

Vale a pena descascar e cortar frutas maiores. Melancia, manga, melão e abacaxi são algumas. Cortadas, elas vão ocupar menos espaço na geladeira e você economiza tempo na hora de comer.

Frutas pequenas inteiras e lavadas

Uvas e morangos já lavados podem ser guardados do mesmo jeito. Nesse caso de frutas bem delicadas é preciso tomar cuidado com a umidade. No caso do morango, coloque um pedaço de papel toalha no pote e troque qdo estiver muito úmido, isso evita que o morango acumule água e mofe.

Escolha bem o pote

Precisa ser pote que feche bem, de preferência com travas, para que as frutas não ressequem.

Duração

Até 3 dias depois de cortadas, mas algumas mais resistentes como abacaxi podem durar até 5 dias.

Para durar mais

Dica importante: ao tirar o pote com a fruta cortada da geladeira, sirva-se na hora e volte o pote para a geladeira. A variação na temperatura faz que a fruta estrague mais rápido.

Legumes na mão

A mesma tática funciona para incluir mais legumes nos lanchinhos.

Escolha bem os legumes

Tomate cereja lavado e bem seco no potinho é uma ótima.

Pepino e cenoura em palitos, pimentão em tiras, rabanete lavado e seco inteiro ou cortado em quartos, talos de salsão lavados e bem sequinhos (sem as folhas), talos de erva-doce lavados e bem sequinhos também são ótimos lanches (para comer em casa e levar pro trabalho/escola/faculdade).

Para ficarem crocantes

Além, claro, de guardar em pote bem fechado, pode cobrir os legumes com um pedaço de papel umedecido para não ressecar. Se quiser que estejam muito crocantes, bem verão, pode armazenar os legumes em água com gelo.

Para durar mais

Não tempere os legumes antes de armazenar (o tempero vai amolecer as hortaliças). Na hora de comer, pode regar com azeite e colocar um salzinho se quiser.