Pernil com molho de abacaxi

Pernil com molho de abacaxi
Compartilhe

Por Panelinha - 15 de setembro de 2020


Você pode estar se perguntando: "mas o que preparar um pernil tem a ver com vida real?" Tudo. Cozinhar a mais e porcionar é das coisas mais pé no chão que se pode fazer na cozinha. Isso garante refeições para os dias em que a preguiça bate forte e dá aquela vontade de apelar para o delivery. Aí você se lembra que tem um pote com pernil desfiado na geladeira, pronto para ser aquecido e servido com uma farofinha de preparo rápido. Pronto! Foi um upgrade e tanto: de quase pedir fast-food para comer comida caseira com cara de dia de festa!

O segredo é congelar o pernil separado do molho – a carne vai absorvendo o molho, que tende a secar.

Pernil com molho de abacaxi e pimentão


Ingredientes

- 1,5 kg de pernil suíno em peça sem osso
- 1 abacaxi
- 1 pimentão vermelho
- 1 xícara (chá) de cachaça
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 folhas de louro
- 2 colheres (chá) de cominho em pó
- 1 colher (sopa) de sal
- pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto
- folhas de coentro a gosto

Modo de preparo

  1. Retire o pernil da geladeira, corte em pedaços grandes de cerca de 8 cm e descarte o excesso de gordura (caso a peça esteja com osso, mantenha ele preso a um dos pedaços). Transfira para uma travessa e tempere com o sal, o cominho e pimenta-do-reino. Deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes
  2. Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Lave e seque a pimenta dedo-de-moça e o pimentão.
  3. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes e corte a pimenta em cubinhos. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
  4. Descarte o cabo, as sementes e corte o pimentão em pedaços grandes. Descasque e corte o abacaxi em cubos grandes. No copo do liquidificador coloque o pimentão e os cubos de abacaxi. Junte a cachaça e bata até ficar liso. Sobre uma tigela, passe o suco por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher. Reserve.
  5. Leve ao fogo médio uma panela de pressão (sem a tampa) com capacidade para 6 litros. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione quantos pedaços couberem, um ao lado do outro sem amontar. Deixe dourar por 3 minutos e vá virando com uma pinça para dourar todos os lados. Transfira para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com ½ colher (sopa) de azeite a cada leva.
  6. Mantenha a panela em fogo médio e regue com ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Junte o alho, a pimenta dedo-de-moça e as folhas de louro, mexa por mais 1 minuto. Regue com o suco de abacaxi e pimentão e misture com a espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da carne - isso vai dar sabor ao molho.
  7. Volte os pedaços de pernil à panela, feche a tampa e aumente o fogo. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
  8. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair e a panela parar de apitar. Abra a tampa e transfira o pernil para uma travessa. Reserve numa molheira (ou tigela) cerca de ⅓ do molho para servir a parte - o restante vai ser misturado ao pernil desfiado.
  9. Com dois garfos, desfie a carne de porco e transfira para uma tigela de servir (caso tenha usado o osso, descarte). Se preferir, coloque os pedaços de pernil numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne.
  10. Junte o restante do molho ao pernil desfiado e misture bem. Prove e, se necessário, adicione sal e pimenta-do-reino. Salpique com folhas de coentro e sirva a seguir com o molho reservado.

Sirva com folhas de coentro e farofa de biju com castanha-do-pará.