Risoto cremoso de limão siciliano

Risoto cremoso de limão siciliano
Compartilhe

Por Panelinha - 15 de setembro de 2020


Risoto é jantar de ocasião especial, mas não precisa ser sempre assim. Com alguns atalhos culinários dá para encaixar o preparo no dia a dia. O mais óbvio é ter o caldo de legumes congelado. Mas dá para ir além: você pode congelar os cubinhos de salsão cortado, o alho-poró fatiado e a cenoura ralada. Assim, pula todo o pré-preparo e vai direto para a cozinhança. Planejamento é tudo!

Com essas etapas no jeito, dá até para inventar moda e preparar um risoto bem cremoso (tem truque: uma gema) e enfeitado com rodelas de limão grelhadas.

Risoto cremoso de limão siciliano

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
1,5 litro de caldo de legumes caseiro
1 cenoura pequena
1 alho-poró
1 talo de salsão (sem as folhas)
½ xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 gema
raspas e caldo de 1 limão siciliano
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
salsinha picada a gosto para servir
rodelas de limão siciliano grelhadas para servir

Modo de preparo

  1. Lave e seque o salsão, a cenoura e o alho-poró. Corte o talo de alho-poró ao meio, no sentido do comprimento, e fatie as metades em meias-luas finas – você pode congelar as folhas para preparar um caldo caseiro e reservar as raízes para preparar raiz de alho-poró frita. Descasque e pique fino o talo de salsão. Descasque e passe as cenouras pela parte fina do ralador. Lave e seque o limão.
  2. Numa tigela pequena coloque metade das raspas do limão, o caldo do limão, a gema, o queijo parmesão e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com uma espátula e reserve — a mistura possui um aspecto talhado mas é assim mesmo.
  3. Numa panela, leve o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.
  4. Leve outra panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione o salsão, a cenoura e o alho-poró. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por cerca de 3 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem por 3 minutos para envolver os grãos com azeite. Tempere bem com sal e pimenta – lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!
  5. Regue com o vinho e misture até secar. Adicione 2 conchas do caldo, as raspas de limão restantes e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
  6. Atenção: na última adição de caldo, misture e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga e a mistura de gema com queijo e limão. Sirva a seguir com salsinha picada e as rodelas de limão douradas.

Rodelas de limão grelhadas

Lave, seque e corte 1 limão siciliano em rodelas finas. Leve uma frigideira média ao fogo médio para aquecer. Regue com ½ colher (chá) de azeite e disponha as rodelas de limão uma ao lado da outra. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado e reserve numa travessa.