Salada caesar

Salada caesar
Compartilhe

Por Panelinha - 15 de setembro de 2020


A salada caesar clássica leva alface, croutons e molho cremoso, com base de maionese. Em muitas versões, ganha o reforço do frango desfiado e vira salada-refeição. Quem tem croutons caseiros na despensa e folhas lavadas e frango desfiado na geladeira monta a salada em minutos!


Aqui você vê o passo a passo do preparo completo – e descobre como estar pronto para ter todos os elementos sempre à mão.


Comece pelos croutons

Os croutons duram até 15 dias em pote com fechamento hermético armazenado em temperatura ambiente. Servem para dar textura a outras saladas, a sopas e a risotos.


Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de pão amanhecido cortado em cubos de 1 cm
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal a gosto


Modo de preparo

  1. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente os cubos de pão. Tempere com sal e mantenha em fogo médio por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar.
  2. Transfira os croutons para uma travessa e deixe esfriar completamente antes de armazenar ou servir – eles ficam mais crocantes depois de frios.

Para armazenar

Espere esfriar e transfira para um pote com fechamento hermético. Mantenha em temperatura ambiente por até 15 dias.

Folhas lavadas sempre

A melhor estratégia para conservar as folhas (sejam elas as da salada ou as ervas frescas) é lavar, secar e armazenar em potes bem fechados na geladeira – até as mais delicadas duram até 5 dias na parte menos fria da geladeira. Com as folhas já higienizadas, o preparo de saladas fica muito mais prático ao longo da semana.


Ingredientes

- 1 maço de alface romana


Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Transfira para uma tigela, cubra com água, misture o bactericida de sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Retire as folhas da água em vez de escorrer – assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxágue sob água corrente e deixe escorrer bem a água.
  2. Em um secador de salada, seque bem as folhas. Transfira para um pote, intercale com folhas de papel-toalha e guarde na parte menos fria da geladeira por até 5 dias.

Para armazenar

O ideal é ter um pote grande, com tampa (assim você otimiza o espaço na geladeira, pois pode colocar coisas em cima). Faça camadas com as folhas secas lavadas intercalando com folhas de papel-toalha. As folhas têm diferentes durações. Mas no geral seguram bem cinco dias (ou mais no caso de folhas mais resistentes, como alface americana, espinafre e escarola).

Quem tem folhas lavadas na geladeira acaba comendo mais salada

O atalho da vez: frango cozido

Um frango cozido e desfiado na geladeira é um atalho para refeições rápidas. Rende saladas, recheio de sanduíche, faz par com polenta, com arroz sírio, vai pro recheio da tortinha… A ideia é cozinhar a mais e planejar o uso – ele dura 3 dias na geladeira.


Ingredientes

- 1 filé de peito de frango (cerca de 250 g)
- 1 cebola
- tiras da casca de 1 limão
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia

Modo de preparo

  1. Corte a cebola ao meio, descasque e prenda numa das metades a folha de louro espetando com os cravos — reserve o restante da cebola na geladeira (em pote ou saco bem fechado) para outra receita.
  2. Numa panela média, coloque o filé de frango, a cebola cravejada e as tiras de limão. Cubra com água e leve ao fogo alto – o filé deve ficar completamente imerso, cerca de 1,250 litro é suficiente. Deixe cozinhar por 2 minutos contados após a fervura, desligue o fogo e mantenha o frango na panela com água quente por mais 5 minutos – assim ele cozinha sem ficar ressecado.
  3. Com uma pinça, transfira o frango para um prato e desfie o filé ainda quente com dois garfos.

Como armazenar

O frango desfiado deve ser armazenado em pote bem fechado e dura até três dias na geladeira.

Já tenho o frango!

Boa. Pode usar um peito de frango já cozido, por exemplo o que você pescou do caldo de frango, ou mesmo sobras de um frango assado desfiado. Considere 1 1/2 xícara (chá) para a receita.

Para montar a salada

Essa quantidade é suficiente para 4 pessoas. Adapte as medidas para a sua casa e prefira sempre montar a salada na hora de servir (assim as folhas e os croutons estão sempre crocantes).

Ingredientes

Para a base

- 1 maço de alface romana lavada

- 1 filé de peito de frango cozido e desfiado (1 1/2 xícara (chá))

- croutons para servir

Para o molho

- 1 xícara (chá) de maionese caseira
- 3 filés de anchova
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
- 1 dente de alho pequeno
- caldo de ½ limão
- 3 colheres (sopa) de água filtrada

Modo de preparo

  1. Descasque o alho e bata num pilão com uma pitada de sal e o aliche até formar uma pastinha. Transfira para uma tigela e junte a maionese, o queijo parmesão, o caldo de limão e a água. Misture bem com uma espátula — se preferir um molho mais fluido acrescente mais água. Atenção: o parmesão e a anchova já são bem salgados, não é preciso temperar com sal.
  2. Numa tigela grande, rasgue as folhas de alface, junte o frango desfiado, regue com o molho e misture bem. Sirva a seguir com os croutons.