A hora da refeição: atenção é ingrediente-chave

A hora da refeição: atenção é ingrediente-chave
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 26 de setembro de 2016


A base de uma alimentação saudável, você já sabe, é preparar comida de verdade, combinando alimentos frescos e minimamente processados. Mas o ato de comer bem vai muito além do que você come. Este é o tema da semana aqui.

A maneira como você come está intimamente ligada a como seu corpo vai aproveitar os alimentos e, claro, ao prazer de comer bem. Ambiente, companhia, hábitos: tudo conta. Especialmente uma coisa: atenção.

Atenção é ingrediente chave. No "Guia Alimentar para a População Brasileira", os pesquisadores da equipe do médico e professor da USP Carlos Augusto Monteiro apontam os benefícios de comer devagar e sem distrações (como tevês, celulares, computadores e até livros ou revistas, por exemplo). De preferência à mesa.

As maiores vantagens são digerir melhor os alimentos e comer apenas o necessário. Isso porque os mecanismos que regulam o apetite são complexos e costumam levar tempo até indicarem que já comemos o suficiente. Se estivermos concentrados na comida, vamos perceber antes que estamos satisfeitos – muito diferente daquela sensação de estufamento que costuma aparecer depois de "engolir alguma coisa" sem tirar os olhos da tevê, por exemplo.

Horários Manter alguma regularidade nos horários das refeições também é importante para dar a informação certa ao organismo. O corpo se acostuma com os horários e regula a fome e a saciedade já sabendo que vai receber alimentos de tempos em tempos.

Se a vida está muito corrida e as coisas andam confusas por aí, comece por algum lugar. Capriche no jantar, por exemplo. Pense nas receitas com antecedência e organize as compras para ter tudo à mão quando chegar do trabalho.

E não precisa ser nada complicado, não. Quer uma ideia pra hoje? Rápida de preparar e com poucos ingredientes? Faça um clássico com um toque especial: espaguete alho e óleo com cogumelos-de-paris.

Lembrou que gosta de cogumelo, mas só usa no estrogonofe? Dê uma olhada no episódio dedicado a ele da série 'O Que Tem na Geladeira?', que destrincha um alimento por episódio para te inspirar a combinar sabores, cortes e métodos de cozimento para criar suas próprias receitas.

Tem refogado com canjiquinha grelhada, tem assado com shoyu e gengibre e tem até cru na salada com erva-doce e parmesão!

Escolha uma receita, prepare o seu prato e ponha a mesa. Faz toda a diferença.

Fotos: Editora Panelinha