Cogumelo assado, cozido, refogado...

Cogumelo assado, cozido, refogado...
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 06 de dezembro de 2016


Cogumelo está naquela categoria de ingredientes que metem medo. Tem gente que não sabe escolher, outros têm medo de limpar, e ainda tem a turma que não sabe muito bem o que fazer com eles.

São tantas as possibilidades de preparo! No projeto novo do Panelinha, ‘O Que Tem na Geladeira?’, que junta o novo livro e uma série de vídeos no Youtube, Rita Lobo mostra como explorar todo o potencial de cada ingrediente.

A ideia é o princípio básico da alimentação saudável de verdade: transformar ingredientes frescos em comida saborosa e variada. Para isso, é preciso combinar sabores, cortes e métodos de cozimento diferentes e, assim, conseguir preparos que tragam ar de novidade sempre.

Os cogumelos-de-paris, por exemplo, podem ser servidos crus em saladas, como falamos no post de ontem, mas também vale refogar, assar e cozinhar. Os resultados são bem diferentes.

Olha estes exemplos:

Cogumelo + alho + azeite + salsinha = vira o clássico cogumelo à provençal, que pode ser servido como entrada para comer com pão ou acompanhando polentas, massas e até quirera grelhada.

Cogumelo + shoyu + gengibre = um acompanhamento que ganha toque oriental com dez minutos de forno – basta para mudar a cara do arroz com feijão de hoje.

Cogumelo + manteiga + caldo de carne + creme de leite fresco = uma sopa clássica, de sabor delicado e textura aveludada.

Cogumelo + ovo + caldo de limão + creme de leite fresco + queijo parmesão = talvez seja uma das receitas mais rápidas do Panelinha, cototte de cogumelo. Comida de verdade rápida, prática e longe da mesmice.