Geleia pra geral!

Geleia pra geral!
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 15 de dezembro de 2016


Tem criança que acha que o leite nasce na caixinha e que geleia só existe na embalagem industrializada – aquela que dura meses nas prateleiras do supermercado. Quer mostrar pra elas de onde vem a comida de verdade? Aproveite as férias e leve as crianças para a cozinha. E com uma missão extra: preparar presentes de Natal caseiros.

A proposta de hoje é fazer geleia, e as crianças podem ser envolvidas no processo todo: escolher as receitas, fazer a lista de compras, ir ao mercado ou à feira, preparar os ingredientes e cuidar das embalagens. E aqui elas aprendem bastante sobre divisão de tarefas, organização e planejamento doméstico.

Mas que geleia? A geleia de damasco pode ser usada no café da manhã, na sobremesa e também para temperar carnes (quem ganhar pode aproveitar a geleia nas festas de fim de ano mesmo, olha que maravilha!).


E por que não uma opção agridoce, versão geleia salgada? Esta de tomate com pimenta combina bem com queijos e até com bolinho de arroz.

Ofereça as geleias em potes de vidro. Você pode reaproveitar potes de vidro com tampa, mas eles precisam ser esterilizados antes. Para isso, mergulhe os frascos e as tampas numa panela com água e deixe ferver por 15 minutos. Desligue o fogo e use uma pinça para retirá-los da água e colocá-los sobre um pano seco e limpo para secarem. Se tiver lava-louças, coloque os potes e as tampas no ciclo mais quente.

Por não terem conservantes, as geleias caseiras duram menos do que as industrializadas. Para aumentar um pouco esse prazo, é preciso fechar as embalagens a vácuo. O processo é o seguinte: esterilize o pote de vidro e encha ele ainda quente com a geleia também quente, mas deixe um centímetro até a borda. Tampe e coloque os potes em pé numa panela. Cubra-os com água quente até ultrapassar a altura da tampa e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 20 minutos, retire os potes da panela com uma pinça e deixe esfriarem em cima de um pano.

Depois é só caprichar na embalagem e pronto!


Foto: Editora Panelinha